Página inicial > Estude no IFB > Notícias > IFB oferta reserva de vagas no Processo Seletivo para Cursos Técnicos

IFB oferta reserva de vagas no Processo Seletivo para Cursos Técnicos

Criado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 11h50 | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 11h50 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 14h51 | Acessos: 6525

O Instituto Federal de Brasília (IFB) reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Se você se encaixa nestas características pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição online e procurar o Campus do IFB no qual selecionou o curso para entregar até o dia 23 de outubro formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.

A pessoa com deficiência deve apresentar laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

Para comprovar ser oriundo de Escola Pública deve trazer o histórico escolar original e cópia que comprove que tenha cursado o ensino fundamental e/ou médio integralmente em escola pública ou declaração informando que o candidato cursou o ensino fundamental, a 1ª e 2ª série do ensino médio e que está cursando a 3ª série do ensino médio, todos em escola pública.

Para comprovar a autodeclaração como preto, pardo ou indígena a pessoa pode fazer um documento de próprio punho.

E para comprovação de renda, deve apresentar declaração de residência ou cópia do comprovante de endereço em nome do candidato ou de um dos membros do grupo familiar, cópia do documento de identificação válido e com foto (Carteira de identidade; Carteiras de Registro Profissional; Carteira de Trabalho ou Passaporte) de todos os membros do grupo familiar; Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os membros do grupo familiar; e declaração do responsável pela família informando se recebe ou não pensão alimentícia. Além dos documentos descritos a renda familiar bruta mensal pode ser comprovada de forma específica se os responsáveis for trabalhador assalariado, ter atividade rural, for aposentado e pensionista, autônomos e profissionais liberais, ter rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis e imóveis, for desempregado ou do lar.

Prazos

A entrega dos documentos comprobatórios para reserva de vagas deve ser feita até o dia 23 de outubro no campus onde o candidato escolheu o curso.

A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 13 de novembro. Caso queira contestar, o candidato pode fazê-lo nos dias 16 e 17 de novembro. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 28 de novembro. Quem se candidatar a reserva de vaga e não comprovar poderá concorrer como ampla concorrência.

O sorteio eletrônico para todos será dia 05 de dezembro e resultado dos selecionados e convocados para matrícula será público no dia 12 de dezembro.

Quer saber mais? Leia todos os editais na página do Processo Seletivo