Página inicial > Estude no IFB > Notícias > IFB divulga edital com mais de 2 mil vagas em cursos técnicos

IFB divulga edital com mais de 2 mil vagas em cursos técnicos

Criado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 11h21 | Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 11h21 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 06h41 | Acessos: 326590

O Instituto Federal de Brasília prorrogou, até 02 de dezembro às 18 horas, as inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2020. Para esta seleção, há 2.450 vagas, em 46 cursos diferentes, ofertadas nas dez unidades do IFB: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. ACESSE AQUI O QUADRO DE VAGAS.

As inscrições on-line poderão ser feitas no site processoseletivo.ifb.edu.brde 1.º de novembro a 02 de dezembro de 2019. A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro e as matrículas em 1.ª chamada deverão ser realizadas de 6 a 9 de janeiro de 2020. Todo o processo de inscrição é gratuito. As aulas estão previstas para começar em 5 de fevereiro.

Entenda as modalidades

Há vagas na modalidade Ensino Médio Integrado, Subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio) – presencial e a distância; na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (Integrado ao Ensino Médio); e nas modalidades Subsequente e Concomitante em Regime de Alternância.

Confira abaixo, de forma mais detalhada, cada uma das modalidades e veja em qual delas você se enquadra.

Integrado (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para estudantes que acabaram de concluir o Ensino Fundamental. Duração média de 3 anos.

Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.

Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola) – Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio, em sua escola de origem, e o curso técnico no IFB.

Subsequente (Pós-Médio) – Para quem já concluiu o Ensino Médio. Duração de 1 a 2 anos.

Regime de Alternância – O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.

Reserva de Vagas

O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Se você se encaixa nessas características, pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar a unidade do IFB na qual selecionou o curso para entregar, até o dia 2 de dezembro, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.

A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 5 de dezembro. Caso queira contestar, o candidato poderá fazê-lo nos dias 6 e 9 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 12 de dezembro. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória passará a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.

Editais

É muito importante que o candidato leia atentamente o edital do curso de interesse antes de se inscrever.

Edital n° 29/2019 - RIFB/IFB – Técnico em Agroindústria (Subsequente e Concomitante em Regime de Alternância)

Anexos do Edital n° 29/2019 - RIFB/IFB

Edital n° 30/2019 - RIFB/IFB – Técnico em Segurança do Trabalho (Subsequente ao Ensino Médio, na modalidade EaD)

Anexos do Edital n° 30/2019 - RIFB/IFB