Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Por que fazer curso Técnico em Eletrônica no IFB?

Por que fazer curso Técnico em Eletrônica no IFB?

Criado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 17h16 | Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 17h23 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 18h02 | Acessos: 699

Que tal acompanhar a nova entrevista da série para o Processo Seletivo 2022, que traz informações sobre "Por que fazer curso Técnico em Eletrônica no IFB? O curso é oferecido no IFB Campus Ceilândia e quem responde a algumas dúvidas sobre a formação é o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus,  Prof. Mateus Gianni Fonseca,  juntamente com o coordenador de Estágio e Extensão, Prof. Thiago Bernardes, ambos representando a área de conhecimento tecnológico do Instituto.

Por que fazer Eletrônica no IFB? Qual o nosso diferencial?
O curso Técnico em Eletrônica do IFB é realizado em apenas três semestres. O campus possui laboratórios específicos, tais como de eletrônica analógica, eletrônica digital e de manutenção, onde os estudantes podem prototipar diferentes projetos e mesmo se engajar em diferentes oportunidades que são oferecidas pelo IFB, como iniciação científica, fábrica de ideias inovadoras, entre outras.
Além disso, o curso funciona em parceria com o Técnico em Equipamentos Biomédicos, de maneira que, após a conclusão do primeiro curso, o estudante pode concluir o segundo em apenas mais um semestre.

Pontos fortes na formação

Muitos estudantes desse curso alcançam alguma colocação profissional, ainda durante a fase de formação, como estagiários ou mesmo como empregados. Além disso, existem estudantes que também decidem investir em seus próprios negócios na área, razão pela qual o curso também oferece componentes ligados a linguagens e a empreendedorismo. Trata-se de uma formação técnica que o habilita a projetar e a realizar manutenções em geral, bem como oferece elementos para caso o estudante queira se estabelecer como seu próprio chefe.

Projetos ativos de que o estudante pode participar no curso

A formação obtida no curso Técnico em Eletrônica capacita o estudante a elaborar projetos e desenvolver dispositivos de circuitos a montagem, instalação e manutenção, corretiva e preventiva, de equipamentos eletrônicos. Nesse sentido, o estudante pode atuar nos diversos projetos de extensão, assim como de pesquisa e inovação, que são propostos regularmente pelos professores do campus, como, por exemplo, o projeto de sistema automatizado para avaliação por pressão negativa da parte inferior do corpo.

Oportunidades no mercado em Brasília e outras perspectivas

Conforme a empresa VAGAS.com, a média salarial nacional é de R $2.500,00. O profissional pode aumentar o salário à medida que adquire mais experiência, atingindo cargos mais específicos como, por exemplo, Analista de Automação. Em Brasília, nós contamos com parcerias com diversas agências integradas, como CIEE e SuperEstágios, que nos auxiliam para inserir os estudantes no mercado de trabalho.

Existe um perfil para esse estudante?

O estudante que tem afinidade com a área de exatas e com o raciocínio lógico se engaja com muita facilidade no curso. Em especial, se é um estudante curioso. O único perfil formalmente estabelecido é apenas que ele possua o ensino médio completo e vontade de aprender e se desenvolver nessa área, que apresenta tantas oportunidades.

SERVIÇO

No IFB, há mais de 40 cursos ofertados em diferentes níveis — do ensino médio à pós-graduação. O Processo Seletivo para cursos técnicos 2022/1 já está aberto - clique aqui.

Conheça os outros cursos do IFB Campus Ceilândia.

Venha estudar no IFB.