Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Por que estudar no IFB?

Por que estudar no IFB?

Criado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 15h42 | Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 13h26 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 09h20 | Acessos: 1510

Estudar no Instituto Federal de Brasília é possível, sim, e a escolha pelo IFB traz na vida acadêmica dos estudantes uma série de benefícios e vantagens que só a proposta profissional e tecnológica oferece ao Distrito Federal. Há mais de dez anos, o IFB vem formando profissionais para inserção imediata no mercado profissional, realizando sonhos e reinventando novos caminhos.

A série "Por que fazer IFB?" Vem responder às principais dúvidas sobre a sua decisão de estudar no Instituto Federal de Brasília e informar quais são as diferentes frentes das áreas do conhecimento oferecidas.  Aproveite. Estamos na temporada dos Processos Seletivos 2022/1. Já estão abertas as inscrições para os cursos técnicos e, em janeiro, serão lançados os editais para ingresso nos cursos superiores.

No IFB, há mais de 70 cursos ofertados em diferentes níveis — da qualificação rápida, cursos do ensino médio à pós-graduação.  O IFB oferta seus cursos em 10 campi distribuídos pelas regiões administrativas, organizados em eixos tecnológicos conforme a demanda do mundo do trabalho.

É importante identificar sua área de interesse e vocação profissional para fazer a melhor escolha no IFB. Há testes vocacionais disponíveis gratuitamente na internet que talvez ajudem no seu caminho. No geral, os cursos de qualificação rápida podem ser de dias a meses. Os do ensino médio integrado ao técnico são de até três anos. Já os técnicos pós-médio ou subsequente têm duração média de 1 ano e meio. E de graduação, o IFB oferta cursos de tecnologia, bacharelado e de licenciatura (formação para professores). O Instituto oferece ainda cursos de pós-graduação, como especializações e mestrados.

As seleções para os cursos técnicos do IFB acontecem nas primeiras etapas por sorteio. Já os cursos superiores são pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) diretamente ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), lembrando que todos os cursos do IFB são totalmente gratuitos.

Confira aqui tudo o que você precisa saber para estudar no IFB. E aproveite que o Processo Seletivo para Cursos Técnicos 2022/1 está com as inscrições abertas.