A importância da assistência para a permanência dos estudantes
Além de ser uma instituição pública, gratuita e de qualidade, o Instituto Federal de Brasília tem com um de seus valores ofertar condições para que os estudantes não desistam frente aos seus desafios. Assim, a assistência estudantil oferecida pelo IFB aos estudantes é fundamental para a permanência dos jovens que passam por situação de vulnerabilidade durante os cursos técnicos e na graduação como garantia ao direito social à educação com qualidade e à uma formação integral. A Política de Assistência Estudantil (PAE) visa democratizar e promover as condições de permanência dos estudantes, prevenir e minimizar a reprovação e evasão por meio de ações pedagógicas, psicológicas e sociais.
O IFB também oferece também núcleos específicos de apio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), de Gênero e Diversidade Sexual (NUGED) e Afro-brasileiro e Indígena (NEABI).
No IFB, existem duas modalidades de assistência estudantis: o eixo socioeconômico e o de desenvolvimento pedagógico e acadêmico. Dentro das modalidades, existem sub programas para atender as especificidades de cada estudante.
Eixo socioeconômico
O Programa Auxílio-Permanência visa prevenir situações de reprovação ou evasão decorrentes das condições financeiras. Já o Programa Auxílio Emergencial, tem como objetivo disponibilizar apoio financeiro eventual a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inesperada e momentânea, para o enfrentamento de situações de riscos, perdas e danos à integridade do estudante.
Além da ajuda emergencial e para permanência, existe o Programa Residência Estudantil que destina a conceder vaga em moradia estudantil aos estudantes regularmente matriculados no IFB Campus Planaltina que, devido à distância de seu local de moradia e/ou condição socioeconômica do núcleo familiar, possam vir a ter dificuldades de acessar o campus.
Eixo de Desenvolvimento Pedagógico e Acadêmico
Neste eixo, existem quatro modalidades. O programa monitoria é destinado para fortalecer o processo de ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas realizadas entre os estudantes por meio de prestação de atendimento ou reforço escolar. Também há o Auxílio Digital, que dá aos estudantes acesso a equipamentos, programas de computadores, mecanismos e conectividade para acesso digital em suas atividades escolares de forma a melhorar sua permanência e êxito.
Por outro lado, o IFB também estimula e investe nos projetos dos matriculados na instituição. O objetivo do programa de Apoio ao Desenvolvimento Técnico-Científico é a participação dos estudantes em eventos técnicos e científicos. Por fim, o Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer que visa apoiar projetos nos cursos presenciais de graduação de nível técnico subsequente, concomitante, integrado ao médio e ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Ao todo, quase 2 mil estudantes foram beneficiados pelo Auxílio-Permanência em 2021, 983 pelo Auxílio Emergencial, 275 pelo Programa de Monitoria e 462 pelo Auxílio Digital. Os programas de assistência estudantil contribuem para minimizar os efeitos decorrentes da situação de vulnerabilidade e apoiar a permanência e conclusão dos cursos na instituição.
Como faço para participar?
A cada semestre, o IFB abre inscrições para assistência estudantil. Prioritariamente, os estudantes devem ter renda por pessoa que mora na mesma residência (per capita) de até um salário mínimo e meio, enviar a documentação para comprovação de renda e devem estar matriculados nos cursos técnicos e de graduação do Instituto.
Fique atento aos próximos editais.
SERVIÇO
O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do IFB 2022/1 está com as inscrições abertas - clique aqui.
Estude no IFB.
Redes Sociais