Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Por que fazer Biologia no IFB?

Por que fazer Biologia no IFB?

Criado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 17h42 | Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h06 | Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h06 | Acessos: 769

Mais uma entrevista da série sobre "Por que fazer IFB?" Pelo olhar entusiasmado das professoras Débora Leite Silvano e Silvia Dias da Costa, que apresentam o curso de Licenciatura em Biologia oferecido no IFB Campus Planaltina. Elas respondem algumas dúvidas sobre a graduação que faz parte da área de conhecimento das Ciências Biológicas.

1. Por que fazer o curso de Biologia no IFB? Qual o nosso diferencial?

O curso de Licenciatura em Biologia do Campus Planaltina do IFB atende a todas as exigências de carga horária para formação docente estabelecidas pelo MEC. Além de estar situado em uma escola fazenda, composta também por um parque ambiental, unindo diversas condições para execução de aulas de campo e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

2. Pontos fortes na formação

Espaço físico que agrega biodiversidade do Cerrado e produção animal e vegetal, corpo docente altamente qualificado nas diversas áreas de ensino e de biologia, interação constante com estudantes da educação básica do IFB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) -  público-alvo de atuação profissional do curso.

3. Projetos ativos que o estudante pode participar no curso

O IFB conta com vários editais próprios que envolvem ensino, pesquisa e extensão para estudantes bolsistas e voluntários. Também há possibilidade de fomento via editais nacionais, como Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

4. Oportunidades no mercado em Brasília e outras perspectivas

Há demanda por professores, principalmente na área de ciência da natureza, tanto nas secretarias de educação, como na rede particular de ensino.  Adicionalmente à docência, licenciados em biologia podem atuar em arborização urbana, licenciamento ambiental, curadoria de coleções biológicas, ecoturismo, monitoramento ambiental, perícia forense, gestão de museus, jardins botânicos e zoológicos, dentre outras atividades.

5. Existe um perfil para esse estudante?

"Qualquer pessoa que tenha certificação do ensino médio e interesse pela ciência da vida é bem-vinda ao nosso curso", convidam as professoras do IFB.

SERVIÇO

No IFB, há mais de 40 cursos ofertados em diferentes níveis — Siga as nossas redes sociais e acompanhe o site. Confira aqui o link das seleções em andamento.

Conheça os outros cursos do Campus Planaltina

Venha estudar no IFB