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Por que fazer Engenharia Civil no IFB?

Criado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h10 | Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h10 | Acessos: 1791

Na série de entrevistas sobre "Por que fazer IFB?" Apresentamos o novo curso de bacharel em Engenharia Civil, oferecido no IFB/ Campus Samambaia. Quem responde algumas dúvidas sobre a formação em nível de graduação são os professores do colegiado do curso, docentes com mestrado e doutorado representando a área de conhecimento das Engenharias.

 

1. Por que ofertar o curso de Engenharia Civil no IFB? Qual o nosso diferencial?

A criação do curso de bacharelado em Engenharia Civil reforça o processo de consolidação do IFB Campus Samambaia como referência na formação de profissionais da área de infraestrutura para o Distrito Federal. A proposta é enfatizar a formação multidisciplinar associada à visão sistêmica e integradora. Espera-se, assim, um efeito socioeconômico benéfico ao oportunizar competências e habilidades profissionais - possibilitando assim, um caminho de mão dupla do processo teórico-prático dos nossos estudantes.

 

2. Pontos fortes na formação

Desde 2020, a UnB não utiliza mais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso. Nesse contexto, o IFB será a única instituição pública de ensino que terá ingresso no curso de Engenharia Civil, por meio do SiSU. Importante observar ainda que o Campus Samambaia será uma das primeiras instituições a ofertar o curso contemplando as novas "Diretrizes Curriculares Nacionais", aprovadas para essa formação. 

O curso ofertado no IFB pretende dar atendimento às demandas de mercado de um profissional com um perfil diferenciado, não somente em tecnologia, mas também voltado para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e político. A organização do curso apresenta bases científicas e de gestão de nível superior dimensionadas e direcionadas à finalidade da formação do Engenheiro, onde os estudantes serão desafiados, desde os primeiros anos de graduação, a encontrar soluções para problemas reais, não só do ponto de vista técnico.

"Nossa organização curricular proporciona um modelo educacional que busca desenvolver o talento, as competências e as habilidades dos alunos, através de atividades que estimulem o espírito empreendedor e inovador. Para tanto, os professores, articulados pela equipe técnico-pedagógica, deverão incentivar atividades como: projetos socialmente relevantes, atividades com colaboração empresa-escola, atividades inter e multidisciplinares, dentre outras", reforça o professor Paulo Henrique Ribeiro, diretor do campus.

Estas atividades também oportunizam o trabalho coletivo entre discentes, que é imprescindível à construção de práticas didático-pedagógicas integradas, fortalecendo a cooperação entre eles.

 

3. Projetos ativos que o estudante pode participar no curso

Devido ao caráter multidisciplinar do curso de Engenharia Civil, os estudantes podem participar de praticamente todos os projetos ativos desenvolvidos hoje para os cursos de Técnico em Edificações do campus. Dentre os principais projetos podemos destacar: -  Projeto "Placas pré-moldadas para armazenamento térmico"; - Projeto "Desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino aprendizagem de Sistemas Estruturais para Técnico em Edificações"; - Intercâmbio IFB – Brasil e UMA – Angola; - Projeto "Sonho de Banheiro"; - Projeto "Sustentátil" (com aspectos de inclusão social); - Projeto "Desenvolvimento de metodologia de inspeção visual de edificação" e; o "POPTHERM - Aquecimento de água".

 

4. Oportunidades no mercado em Brasília e outras perspectivas

A verticalização da área de engenharias e infraestrutura atende à demanda social, econômica e institucional da região metropolitana na qual está inserido o Campus Samambaia, no Distrito Federal. Seja por iniciativa de planos do governo ou por investimento da iniciativa privada, a construção civil continua sendo um dos mais importantes segmentos da indústria na contratação de mão de obra dos mais variados níveis de formação, começando com o servente, muitas vezes com nível de escolaridade mínimo ou até mesmo analfabeto, até o engenheiro ou arquiteto, profissional de nível superior. 

As previsões de crescimento da construção civil continuam otimistas na perspectiva das necessidades de melhorias no transporte público e das vias urbanas e intermunicipais; no crescimento do setor turístico que gera incremento hoteleiro, de áreas de lazer, ampliação e reformas de aeroportos, restaurantes e bares; na liberação de crédito para construções de residências e de conjuntos habitacionais; na necessidade de expansão dos serviços de saúde e de educação e na expansão dos demais setores econômicos que implicam na utilização de serviços da construção civil, demandando mão-de-obra especializada, em especial a intensificação da formação de Engenheiros Civis. 

 

5. Existe um perfil para esse estudante?

O profissional de Engenha

ria Civil do IFB deve ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica. Ademais, se destacam também as seguintes características: estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

 

SERVIÇO

No IFB, há mais de 40 cursos ofertados em diferentes níveis — Siga as nossas redes sociais e acompanhe o site. Confira aqui o link das seleções em andamento.

Conheça os outros cursos do Campus Samambaia

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