Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Português como Língua Adicional para estrangeiros: inscrições prorrogadas

Português como Língua Adicional para estrangeiros: inscrições prorrogadas

Criado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 16h01 | Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 16h01 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 13h16 | Acessos: 2730
Estão abertas as inscrições para estudantes estrangeiros se candidatarem às vagas para os módulos I e II do curso on-line e gratuito de Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) a ser ofertado no primeiro semestre de 2023 pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Os interessados têm até o dia 29 de janeiro de 2023 para se inscreverem.

Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 40 destinadas ao Módulo I e 20 ao Módulo II. O curso está direcionado a hispanofalantes mas poderão participar da seleção candidatos de qualquer nacionalidade, exceto brasileiros, com idade igual ou superior a 13 anos, independentemente da escolaridade, de serem ou não estudantes do IFB e de residirem ou não no Brasil.

As vagas para o Módulo II são destinadas aos candidatos que concluíram o Módulo I do curso PLA em Rede, seja no IFB ou nas instituições que compõem a Rede Federal.

Conforme Edital 28/2022 RIFB/IFBRASILIA, o período de inscrições será de 30/12/2022 a 29/1/2023 12/02/2023, exclusivamente por meio do formulário (clique aqui).

A Seleção será por sorteio eletrônico, a ser realizado às 14h do dia 31/1/2023, e o resultado ficará disponível aqui.

O curso é 100% on-line, tutorado e gratuito, possui uma carga horária de 250 horas, tem a previsão de início em 20 de março de 2023 e uma duração de 5 meses. Está dividido em aulas semanais, que serão apresentadas no primeiro encontro. Para a certificação, o estudante precisará cursar todas as aulas com aproveitamento satisfatório.

Nesta 4ª edição, 15 instituições da Rede Federal estão ofertando o PLA em Rede. No IFB, além do módulo I, a instituição está disponibilizando o Módulo II para os estudantes estrangeiros que tenham concluído o módulo I e queiram aprofundar os seus estudos na língua portuguesa.

O PLA em Rede é uma iniciativa que tem por objetivo fomentar o ensino da Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros, oportunizando-lhes novas possibilidades de comunicação na modalidade escrita e oral, além de valorizar a comunicação elementar da Língua Portuguesa do cotidiano.

Mais informações: Edital 28/2022 RIFB/IFBRASILIA