Página inicial > Estude no IFB > Notícias > Proeja: Oportunidade para quem parou de estudar

Proeja: Oportunidade para quem parou de estudar

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 14h54 | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 14h54 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 15h40 | Acessos: 1423
imagem sem descrição.

Para quem tem mais de 18 anos e parou de estudar sem concluir o ensino médio, o Instituto Federal de Brasília (IFB) oferece a oportunidade de tirar dois certificados de uma só vez: fazer o ensino médio e junto ter uma profissão como técnico. São mais de 250 vagas gratuitas em cinco cursos diferentes pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os cursos são totalmente gratuitos, no período noturno, têm duração média de três anos e vantagens como práticas profissionais, pesquisa e extensão. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 2 de agosto.

Lucas Bernardo, 29 anos, fez o curso Técnico em Secretariado na modalidade Proeja no IFB Campus São Sebastião e conta que o curso impactou sua vida completamente. “É complexo dizer que alguém está “atrasado” nos estudos. Por vários motivos pessoais alguém pode parar e depois ter a coragem e a perseverança para voltar a estudar. No curso convivi com pessoas de idades diferentes, cada um com seu tempo”, disse. Hoje Lucas está fazendo faculdade de Publicidade e Propaganda e já atua na área. “O curso Técnico em Secretariado Proeja me trouxe vivências na área administrativas e de comunicação. Compreender de marketing e de empreendedorismo serve para a vida”, complementou.

Mundo do Trabalho

No IFB Campus Gama o IFB está oferecendo 42 vagas para o Curso Técnico em Administração, com duração de cinco semestres. No IFB Campus Recanto das Emas a oportunidade é na área de Produção de Áudio e Vídeo, sendo 84 vagas para quem desejar atuar como diretor de fotografia, operador de câmera de televisão, produtoras de vídeos ou como técnico em gravação de áudio.

Já no IFB Campus Riacho Fundo a oferta é para o Curso Técnico em Restaurante e Bar para quem quer ser chefe de bar ou maitre. E no IFB Campus Taguatinga a oportunidade é para formação na área de Artesanato, como bordador, material reciclável e couro.

E, por fim, no IFB Campus Samambaia o Curso Técnico em Edificações na modalidade Proeja oferece uma formação um pouco maior, de sete semestres, com a possibilidade de certificações parciais como desenhista técnico, projetista de construção civil, mestre (construção civil) e técnico em obras civis.

Serviço

O quê: Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja)

Quanto: Gratuito

Onde: Instituto Federal de Brasília