Página inicial > Gama > Campus Gama realiza projeto “Oficina de Estudo”

Campus Gama realiza projeto “Oficina de Estudo”

Criado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 12h44 | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 12h44 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 17h13 | Acessos: 2622

Na última semana, a Coordenação Pedagógica do Campus Gama realizou a primeira atividade do Projeto "Oficinas de Estudo". Participaram da atividade – que tem como objetivo desenvolver habilidades relacionadas à autonomia nos estudos, utilizando estratégias e métodos de estudo individual – 35 estudantes do 1º Ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio.

As Oficinas de Estudos são momentos práticos nos quais os estudantes utilizam técnicas para estudar um determinado conteúdo apresentado. Nesse primeiro encontro, os estudantes utilizaram o método de Mapas Mentais.

Além de aprender a utilizar as principais técnicas de estudo individual, os estudantes foram orientados quando às questões relacionadas ao planejamento e organização, fatores que influenciam no processo de assimilação de conteúdos e práticas que auxiliam na efetividade dos estudos.

Para auxiliar no planejamento e organização dos estudos, os estudantes receberam um Guia de Estudos contendo orientações sobre estratégias de estudo que serão trabalhadas durante as Oficinas de Estudo. Além disso, com a intenção de estimular a disciplina e a organização, os alunos também receberam uma Folha Imantada adesiva contendo o Horário de Estudo e um espaço para que ele elabore seu próprio Cronograma de Estudo individual.

Nas próximas edições, serão abordadas outras técnicas. A Coordenação Pedagógica entende que as oficinas são momentos fundamentais para despertar nos estudantes o interesse pelos estudos, destacando que o mais importante é o acompanhamento individual e periódico necessário ao estudante na adolescência. Nesse sentido, os estudantes foram incentivados a procurar a Coordenação Pedagógica e a CDAE para um acompanhamento efetivo.