Página inicial > Gama > Respeitável público! Circo Social chega ao IFB

Respeitável público! Circo Social chega ao IFB

Criado: Quinta, 30 de Março de 2017, 20h10 | Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 20h10 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 09h25 | Acessos: 9139

O Projeto de Extensão “Intervenções de Circo Social” é o mais novo projeto que chega ao Instituto Federal de Brasília (IFB) e será desenvolvido por meio de aulas regulares gratuitas, no ginásio do IFB - Campus Gama. As aulas com início em 5 de abril, terão duração de 8 meses e, as atividades vão culminar na apresentação de um espetáculo idealizado pelos próprios educandos.

As modalidades oferecidas no curso serão malabarismo, acrobacia de solo e aérea, equilibrismo e pirâmide humana. O projeto também contará com uma oficina de confecção de malabares a partir de materiais alternativos ou recicláveis e uma oficina de maquiagem cênica.

São 20 (vinte) vagas abertas à comunidade externa, para educandos a partir de 14 (quatorze) anos, sendo 2 (duas) delas destinadas a pessoas com necessidades especiais. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, o Instituto organizará um sorteio aberto aos interessados no dia 3 de abril para que os educandos sejam definidos.

Pela primeira vez no IFB, o projeto é uma iniciativa que utiliza as modalidades circenses como meio de promoção do desenvolvimento humano. É uma oportunidade socioeducativa com a percepção da atividade como potência cultural e capacidade de trabalhar diversos aspectos psicossociais dos praticantes.

Atualmente docente do IFB, Adriana Drummond, está à frente das atividades e já chega com a experiência de alguns anos como professora de Artes Circenses, em atividades realizadas na UnB. “A atividade proporciona a superação de desafios e do medo. Melhora a concentração, a coordenação motora, a expressão corporal e a criatividade. Além disso, promove a autoestima e o empoderamento cultural da comunidade”, conta entusiasmada.

Vale ressaltar que a natureza das atividades circenses é composta por estímulos de cooperação e solidariedade no trabalho em equipe. Neste sentido, o projeto ganha espaço em escolas, hospitais e instituições parceiras. Realizado desde 2012,  já visitou dez países entre a Ásia e a África e, atendeu 6 mil educandos. Atualmente, a equipe conta com cinco integrantes, cinco colaboradores e oferece oficinas de Circo Social no Centro de Ensino Médio 02, Planaltina-DF (projeto contemplado pelo FAC), no Centro Educacional Darcy Ribeiro, Paranoá-DF (Projeto contemplado pelo “Mais Cultura nas Escolas”), e no Circo Inventado da Vila Cultural 813 Sul-DF.

O projeto está sendo executado e financiado por meio do Edital de Extensão, nº 41/2016.

Serviços

As inscrições podem ser feitas de 30 de março a 02 de abril. Inscrições encerradas.

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 12h30 às 14h30

Local: IFB Campus Gama – Ginásio de Esportes/ Lote 01, DF 480, Setor de Múltiplas Atividades

Informações:  2103-2250 ou pelo site www.ifb.edu.br

*Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, será realizado um sorteio aberto ao público no dia 03/04, às 12h30, na sala A-004 do IFB Campus Gama, para que os educandos sejam definidos.