Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Campus Gama apoia exposição "No mundo das Tramas de Juão de Fibra"
Início do conteúdo da página

Campus Gama apoia exposição "No mundo das Tramas de Juão de Fibra"

Criado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h36 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h38 | Acessos: 1457

Entre os dias 8 de julho e 12 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 17h, será realizada a exposição "No mundo das Tramas de Juão de Fibra", com 25 peças do artista. A exposição acontece no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante–DF, e as obras expostas serão fotografadas para compor livro, que será lançado no final de 2017, pelos professores do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília, Êrika Fernandes Cruvinel e André Gondim do Rego. O livro é fruto do Projeto “Mãos que Pintam, Mãos que Tecem: O Cerrado na obra de Mário Salluz e Juão de Fibra” que tem fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal/FAP-DF (Edital No 08/2016).

 

O artista

Conhecido como Juão de Fibra, João Gomes nasceu em 1970 em uma cidade no interior do Ceará. Aos 13 anos de idade, já morando no Novo Gama, começou a criar seus primeiros trabalhos em fibras vegetais retratando a natureza. Atualmente, trabalha com a esposa e o sobrinho produzindo peças de decoração e de adorno feminino. Todas as peças são feitas com matéria prima natural como capim, cabaças, fibras, madeira e couro, sempre com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Juão de Fibra vende seus trabalhos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e praticamente em todo o Nordeste e Centro-Oeste.

Juão de Fibra é Mestre Artesão de Referência Cultural. Isso significa que ele adapta o seu trabalho a matéria prima de qualquer região. Se tiver buriti, trabalha com buriti, Se tiver coco, trabalha com coco. Se tiver bananeira, trabalha com bananeira. Com essa expertise, ele presta consultoria e ministra cursos em diversos estados, sempre com a preocupação de fortalecer a identidade cultural das comunidades. Ao transmitir o ofício, Juão ajuda a melhorar a vida de muita gente, que passa a ter uma fonte de renda a partir do artesanato.

 

Serviço

Exposição "No mundo das Tramas de Juão de Fibra";

Local: Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante–DF;

Data: de 8 de julho a 12 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 17h.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página