Página inicial > Gama > Campus Gama recebe Pré-Conferência Regional do Meio Ambiente no sábado, dia 8

Campus Gama recebe Pré-Conferência Regional do Meio Ambiente no sábado, dia 8

Criado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 06h47 | Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 06h47 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 10h23 | Acessos: 1418

Moradores de mais três regiões administrativas de Brasília vão participar de encontro preparatório para a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017, que ocorrerá de 24 a 26 de novembro, com o tema Cuidando das Águas.

Desta vez, a etapa regional reunirá a população do Gama, do Recanto das Emas e de Santa Maria. Será no sábado (8), no Campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) do Gama (Lote 1, DF-480, Setor de Múltiplas Atividades), das 8h às 18h.

As inscrições para a pré-conferência podem ser feitas pelo formulário on-line, disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente, ou presencialmente no dia do evento.

Como nas reuniões anteriores, a exemplo da de São Sebastião, seis temas serão oferecidos aos representantes da sociedade, do governo, das universidades e das empresas para apresentar propostas de políticas públicas para cuidados com o Cerrado no Distrito Federal. São eles:

• Gestão territorial e gestão hídrica
  • Usos econômicos da água
  • Educação ambiental, cidadania e participação
  • Biodiversidade e Cerrado
  • Clima
  • Resíduos sólidos, saneamento e saúde

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente e o Conselho de Recursos Hídricos.

O texto-base prevê também elaborar o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente.

Os demais encontros preparatórios estão previstos para 5 de agosto, na Estrutural; 16 de setembro, no Plano Piloto; e 7 de outubro, em Samambaia.

A Conferência

A conferência tem como tema transversal a política de águas do território e suas interfaces com a gestão territorial e hídrica; uso econômico da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima, e resíduos sólidos, saneamento e saúde.

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam) e do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH). O Regimento Interno prevê a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente, e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas).

Programação

8 de julho - Pré-Conferência Regional da Bacia do Corumbá. Regiões: Recanto das Emas, Gama e Santa Maria.

Local: Campus Gama do IFB.

5 de agosto - Pré-Conferência Regional da Bacia do Descoberto. Regiões:  Samambaia, Taguatinga, Brazlândia e Ceilândia.

Local: Campus Samambaia do IFB.

16 de setembro - Pré-Conferência Regional Bacia do Rio Paranoá. Regiões: Park Way, Lago Norte, Varjão, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Guará/SIA e Plano Piloto.

Local: Campus Brasília do IFB.

7 de outubro - Pré-Conferência Regional da Bacia do Rio Paranoá. Regiões: Vicente Pires, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Estrutural/SCIA, Riacho Fundo I e II.

Local: Campus Estrutural do IFB.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal.