Página inicial > Gama > Aluna do IFB cria jogo de tabuleiro que ensina conceitos de Logística de forma lúdica

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 14h34 | Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 14h34 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 14h34 | Acessos: 1035

Você está cadastrado como fornecedor de uma grande empresa e acaba de receber um novo pedido. Porém, seus concorrentes também foram acionados e somente aquele que chegar ao local da entrega com, no mínimo, 200kg de mercadoria e com o máximo de dinheiro em caixa terá sua mercadoria comprada.

Foi esse cenário que a estudante do curso superior de Logística do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB), Gessiana Silva Santos, criou e transformou no jogo de tabuleiro “Circuito Logístico”.

“A grande maioria das pessoas imagina que a Logística é apenas entrega de produtos. Porém, ela vai muito além disso. É necessário definir uma série de estratégias para que os objetivos finais sejam alcançados”, explica Gessiana.

No jogo, os competidores se deparam com situações reais e desafiadoras que os profissionais da área encontram no dia a dia, como roubo de carga, pagamentos de tarifas, problemas com estoques perecíveis, estradas más conservadas, pneus furados, entre outros.

Além disso, cada competidor tem que definir a rota que vai seguir, entre as várias opções disponíveis no jogo, já que o tabuleiro não possui um trajeto único e linear.

“O tabuleiro foi feito de acordo com os trajetos que aprendemos nas aulas de transporte. Ele não é reto, pois quando você vai fazer uma entrega, você terá várias rotas que podem ser seguidas. E, nem sempre, o caminho mais curto é o melhor”, destaca a estudante.

Já na reta final do curso, Gessiana conta que usará o jogo que ela criou como tema do seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

“A maioria dos alunos pensam que a monografia tem que ser algo extremamente teórico e não precisa ser, necessariamente, assim. Agora, vamos prepara-la, para ter um documento que vai fundamentar o jogo, porque não é uma simples brincadeira, tem todo uma bagagem de conhecimento que ela foi adquirindo ao longo do curso”, analisa a professora do curso Giovanna Tedesco.

Próximos Passos

Gessiana faz parte da primeira turma do curso de Logística do IFB, que iniciou a oferta no Campus Gama em 2015. Segundo a estudante, a proposta agora é melhorar o layout do tabuleiro e acessórios e buscar meios de fomentar o projeto, para quem sabe produzir em uma escala maior. O trabalho será exposto e estará disponível para o público jogar no ConectaIF 2017, que acontece de 18 a 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“Ela conseguiu construir um jogo que une vários conhecimentos da área de logística, com pinceladas de praticamente todas as disciplinas do curso, numa proposta que é totalmente lúdica”, finaliza Tedesco.

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Logística é ofertado no Instituto Federal de Brasília (IFB) pelo Campus Gama e tem duração de cinco semestres letivos. A seleção para o curso superior é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e acontece duas vezes ao ano.

Depois de formados, os estudantes do curso podem atuar em empresas intermodais de transporte aéreo, aquaviário, rodoviário e ferroviário, controlando operações, verificando a segurança dos meios de transporte, dos equipamentos, da carga e controlando os recursos financeiros e insumos das empresas.

Além do curso superior, o Campus Gama do IFB também oferta o Curso Técnico em Logística, que tem duração de um ano. A seleção é por meio de sorteio eletrônico e também acontece duas vezes ao ano.