Campus Gama oferece curso profissionalizante em parceria com a Fundação Palmares
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Gama está ministrando o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças destinado para quem se identifica como afro-brasileiro com o objetivo fortalecer a identidade de comunidades, as manifestações de matriz africana, visando a preservação e a difusão do patrimônio e das expressões artístico-culturais afro-brasileiras.
O curso faz parte do projeto de implantação de Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra – NUFAC (Curso de Formação Profissional na Área da Cultura para Jovens Negros e Negras), uma ação da Fundação Palmares. Segundo seus organizadores, a atividade desenvolve a consciência crítica por meio do resgate da história do continente africano, da manifestação cultural de origem africana e afro-brasileira, ampliando também o debate sobre a exclusão do negro e suas manifestações nas esferas político-econômico e social além da possibilidade de oferta de educação profissionalizante para o mercado de trabalho.
A parceria entre a Fundação Palmares e o IFB para essa atividade teve início em 2016. O curso tem aulas de cidadania, história, cultura afro-brasileira, informática básica, boas práticas de fabricação e higiene e gestão ambiental. Nas aulas práticas, os alunos desenvolvem atividades que vão desde a secagem de frutas, plantas para chás, como a fabricação de doces pastosos, doces de corte, pasteurização de polpas de frutas e produção de sabão. Todas as práticas auxiliadas pelo embasamento teórico-científico que auxilia na profissionalização do estudante.
O curso também conta com o desenvolvimento de projetos integradores, que tem como objetivo reunir os conteúdos trabalhados com suas aplicações práticas. Para além do produto elaborado, aspectos como a qualidade dos alimentos e o aproveitamento sustentável dos resíduos gerados são abordados.
Visita da Fundação Palmares no Campus Gama
A Fundação Palmares realizou nesta quinta-feira (23/11) uma visita ao Campus Gama do IFB, por meio de seu coordenador de Fomento, Marco Antônio Evangelista Silva. A Fundação teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura do campus, especialmente os laboratórios de processamento de frutas e hortaliças, o de microbiologia e o de informática, muito utilizados pelo curso.
Com a visita da Fundação Palmares os alunos puderam fazer a explanação dos produtos que elaboraram em sala de aula e especialmente falar dos conhecimentos adquiridos pelo curso e como estes estão sendo importante para sua formação cidadã.
Confira mais imagens desta ação no Facebook do IFB
Redes Sociais