Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Participantes do projeto Café 24Horas realizaram visita técnica ao IF Sul de Minas - Campus Machado
Início do conteúdo da página

Participantes do projeto Café 24Horas realizaram visita técnica ao IF Sul de Minas - Campus Machado

Criado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 15h17 | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 15h17 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 15h18 | Acessos: 1289

Alunos do Curso Técnico Integrado em Alimentos e CST em Logística do Campus Gama realizaram nos dias 21 a 24 de novembro de 2017 uma visita técnica ao Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Machado. Os estudantes são membros do projeto de inovação Café 24Horas, desenvolvido na Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN).
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e laboratórios de alimentos, além de observar diversas etapas da cadeia do café. As estudantes puderam, inclusive, torrar café. Outro objetivo da visita foi o de fomentar parcerias para a continuidade do projeto. Para Luiz Fernando, coordenador do projeto, “foi uma ótima oportunidade de observar o funcionamento de um campus de 60 anos de existência e ter contato com diversas práticas desenvolvidas lá; de fazer uma imersão no mundo do café, indo da produção à xícara; e de possibilitar uma oportunidade única aos estudantes, principalmente às do Curso Técnico Integrado em Alimentos. Além disso, é gratificante ver um projeto de inovação dar origem a parcerias, atividades de extensão e de ensino”.
A estudante Maria Eduarda, participante do projeto, ressalta a importância da visita “a visita ao IF Sul de Minas - Campus Machado foi muito importante para o crescimento pessoal e profissional, pois nos proporcionou o contato com uma cultura diferente da nossa e nos mostrou o quão avançada é a área de estudos em Alimentos e café no campus e na região”.

Café 24Horas

O projeto Café 24Horas teve o objetivo de produzir uma bebida de café extraída a frio – cold brew coffee – voltada para os diversos públicos e não apenas para grandes conhecedores de café. É uma bebida gelada pronta para ser consumida e que foi incrementada com gengibre e adoçada, desenvolvido para competir principalmente com os chás gelados.
Para a estudante Jeniffer Lúcia, o objetivo é atingir também o público que não consome café. "Tem gente que não toma café por ele ter um sabor muito forte e muito pesado. Esse café é um pouco mais suave, menos amargo, então também seria aceito pelo público jovem”.  

O projeto também contou com a consultoria do barista Daniel Viana, um especialista na extração de cafés e bebidas de café.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página