Página inicial > Gama > Políticos e comunidade participam do início das obras no Gama

Políticos e comunidade participam do início das obras no Gama

Criado: Terça, 19 de Outubro de 2010, 16h19 | Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2010, 16h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2421

Com a presença de políticos, servidores, alunos, empresários e membros da comunidade do Gama, foi realizada nesta terça-feira, 19, a cerimônia que deu início à construção do novo Campus do IFB naquela cidade. Para marcar o ato, foi construída uma urna onde festão depositados vários objetos. Estes serão abertos em 50 anos, servindo como uma lembrança do traballho que se iniciou hoje.

Aléssio Trindade e Marcelo Leite colocam objetos na urnaO presidente da Câmara Distrital, deputado Wilson Lima (PR), afirmou que o IFB vai formar trabalhadores que devem suprir a carência de mão de obra existente no Gama e em outras cidades do Distrito Federal. Já o distrital Cabo Patrício (PT) lembrou que o projeto Pró-DF vai se instalar ao lado da nova sede e que é provável a absorção dos trabalhadores formados no Instituto pelas empresas desse projeto.

O coordenador geral da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Alexandre Vidor, enfatizou a expansão que vem ocorrendo na educação profissional no Brasil. Ele relembrou que - em 1998 - o governo federal fez passar no Congresso uma lei que proibia a implantação de novas escolas de ensino técnico no País. Vidor citou - como exemplos dessa fase de crescimento da Rede -  a construção de mais de 200 novas escolas nos últimos cinco anos. Contra 140 nos 100 anos anteriores.

Aléssio Trindade, reitor do IFB, também falou sobre as mudanças porque passaram o Ensino Técnico no Brasil, especialmente nos últimos cinco anos. Ele contou que, na década de 1990, muitos professores tiravam dinheiro do próprio salário para ajudar na manutenção das escolas e que chegava a faltar recursos para a conta de luz. O reitor se disse muito feliz por ver, atualmente, o avanço da educação de formação técnica no País.

O novo Campus Gama do IFB fica pronto em 10 meses. A obra, que tem sua construção dividida em duas fases terá um custo de mais de R$ 17 milhões. A primeira fase, orçada em cerca de 8 milhões já foi licitada e terá início assim que ocorrer a retirada de algumas árvores do terreno. (Assessoria de Imprensa: Wákila Mesquita)