Página inicial > Gama > Cine Debate levanta a questão do Bullying

Cine Debate levanta a questão do Bullying

Criado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 14h44 | Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 14h44 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 14h44 | Acessos: 909

Partindo da hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008), identifica-se o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. Nesse processo, segundo Carvalho (2013), o cinema pode entrar na escola como potência criadora: promover o encontro dos(as) alunos(as) com diferentes experiências estéticas; provocar a dúvida, o questionamento, colocando em xeque o lugar-comum, os padrões socioculturais, as identidades fixas.

Foi nesse sentido, que em mais uma ação do Laboratório de práticas de linguagem em línguas materna e estrangeira e suas tecnologias – LabLin, foi realizado um Cine Debate, no dia 09 de junho (sábado letivo), em que questões relacionadas ao bullying foram discutidas, refletidas e comentadas. O filme apresentado foi Central Intelligence, que mistura ação e comédia em um trailer envolvente de aventura. Em um primeiro momento, o público alvo – alunos do Ensino Médio Integrado em Química e em Alimentos – não percebeu o objetivo principal da atividade pedagógica, considerando-a apenas um entretenimento.

Com o planejamento e coordenação da aluna de Licenciatura em Química, Pâmela Ferreira, juntamente com o aluno do EMI em Alimentos, Arthur Sousa, sob a supervisão da professora Cláudia Marques, o debate, após a apresentação do filme, mostrou que o bullying nem sempre é percebido claramente ou identificado de forma imediata. Isso ficou claro a partir da reação dos alunos espectadores, que não perceberam essa temática tão evidente no enredo. Uma vez levantada a questão, os alunos manifestaram sua opinião crítica sobre o assunto, considerando, ainda, como o tema é tratado no filme. Depois, muitos deram sugestões de como esse fato deve ser tratado na escola. Alguns alunos, ainda, apresentaram relatos de já terem sofrido bullying e de como isso os afeta até o momento presente. Ao final, foi passada uma mensagem, pelos coordenadores, de rejeição a esse tipo de atitude e foi reforçada a importância do acolhimento a quem é tratado dessa forma.

A atividade do cine debate ainda contribuiu para uma pesquisa, cujo tema é o uso das novas tecnologias no emprego de estratégias comunicativas na prevenção e no combate ao bullying nos campi do Instituto Federal de Brasília. Esse estudo, em fase de finalização, é desenvolvido pelo aluno Arthur Sousa (bolsista do PIBIC EM).