Página inicial > Gama > Olimpíada de Química e Campeonato de Foguetes fazem parte da programação do Campus Gama

Criado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 18h22 | Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 18h22 | Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 18h22 | Acessos: 1242

A Olimpíada de Química e o Campeonato de foguetes são atividades desenvolvidas durante o segundo semestre de 2018 por alunos do Curso de Licenciatura em Química como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/IFB.

O projeto de Química conta com nove bolsistas do PIBID/CAPES e 15 voluntários. Dentre as atividades desenvolvidas foram programadas duas atividades com intuito de estimular o interesse dos estudantes da educação básica pelos temas de química. A Olimpíada de Química é uma atividade que envolverá estudantes da educação básica, do Ensino Fundamental II (9º ano) e do Ensino Médio, de aproximadamente 20 escolas, públicas e particulares, do Gama e cidades vizinhas. O projeto será coordenado pelos Pibidianos e ocorrerá em três etapas. Na primeira etapa os estudantes farão uma prova classificatória e eliminatória na própria escola onde estudam, na segunda etapa os classificados passarão por outra avaliação que ocorrerá no IFB Campus Gama e a Terceira etapa será a premiação dos melhores classificados. A partir dessa atividade os Pibidianos estão entrando em contato com as escolas estabelecendo a parceria, preparando, aplicando e corrigindo as avaliações, coordenando as ações da organização dos eventos e tomando contato com estudantes da educação básica em sua atividade fim.

O campeonato de foguetes será uma atividade realizada exclusivamente com estudantes do Ensino Médio (EM) integrado em Alimentos, Química e PROEJA do IFB, Campus Gama. O evento se constitui na formação de equipes de estudantes do EM para construção e lançamento de foguetes de acordo com as regras estipuladas. Cada equipe deverá ser acompanhada por um Pibidiano que fará, juntamente com a equipe estudos de probabilidades de componentes, reações e alcance dos foguetes. Por meio dessa atividade os licenciandos de química estarão aplicando seus conhecimentos junto aos estudantes do EM em um processo de interação e troca de experiências.

Tanto a atividade da Gincana quanto a atividade da construção de Foguetes são ações educativas de aproximação dos licenciandos com os educando da educação básica por meio de ações culturais e lúdicas que favorecem o incentivo à atividade docente e proporcionam maior popularização dos conhecimentos científicos da área de química.