VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE) do Campus Gama é aberta
Teve início, na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, a VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE) do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento – que tem como objetivo promover a produção científica, extensionista, pedagógica e tecnológica, proporcionando um espaço de reflexão, de debate e de diálogo – segue até a próxima quinta-feira, 25.
Na cerimônia de abertura, o diretor-geral do Campus Gama, Rômulo Ramos, deu as boas-vindas ao público presente, parabenizou os organizadores pela qualidade da programação do evento e aconselhou os estudantes a aproveitarem, ao máximo, a programação da JEPE.
“A integração entre os alunos, entre os cursos e com a classe empresarial, com certeza, é o principal legado que a JEPE pode oferecer. Estudantes, aproveitem, participem e continuem colaborando para que tenhamos um evento cada vez melhor”, aconselhou o diretor em seu discurso de abertura.
Para o reitor do IFB, Wilson Conciani, eventos como esse caminham na direção de uma educação profissional com menos tempo em sala de aula e maior aprendizagem em situações reais do mercado de trabalho.
“É para isto que existem eventos como a JEPE: para que vocês possam ficar menos em sala de aula e aprendam no mercado de trabalho, aprendam com as experiências dos empresários, aprendam com a experiência dos professores, resolvendo os problemas que o mercado demanda”, finaliza o reitor.
Após a cerimônia de abertura, os participantes prestigiaram a palestra de abertura "Gerenciamento do Estresse", ministrada pela coach Fabiana Santos, mestre em Administração e Especialista em Gestão de Pessoas e pesquisadora acadêmica.
A Jornada
A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Gama já está em sua sétima edição e, neste ano de 2018, já dobrou a marca de inscritos quando comparado à JEPE do ano passado.
Para o presidente da comissão organizadora do evento, professor Luiz Fernando Câmara Viana, o evento mexe com toda a comunidade estudantil e muda a cara do campus.
“De cara, a gente vê que o campus está mais bonito, e a JEPE consegue integrar os estudantes e professores de uma maneira sensacional. Os alunos conquistam amizades com colegas de outras turmas ou cursos, fazem networking e participam de oficinas e minicursos que fogem dos assuntos trabalhados em sala de aula, sem contar os que atuam como monitores, que têm a possibilidade de ter uma experiência mais ampliada. É por momentos como esse que os alunos do IFB, principalmente o do ensino médio, saem daqui com uma maturidade muito maior do que se comparado com outras instituições”, analisa.
A JEPE segue até quinta, 25, com três dias de intensa programação. O Campus Gama receberá, todos os dias, visitas de alunos de escolas públicas e privadas, como participantes do evento.
“Só no dia 25 – quando será realizada a segunda fase da Olimpíada de Química do IFB – serão 280 estudantes de outras instituições aqui dentro da JEPE”, completa Luiz Fernando.
Redes Sociais