Estudante promove ação para doação coletiva de sangue
Nesta quarta-feira, 03/04, estudantes do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília fizeram uma boa ação para ajudar outras pessoas: uma doação de sangue coletiva. A iniciativa partiu da estudante Sandy Chaves da Silva, de 21 anos, do curso de Licenciatura em Química da unidade.
"A ideia surgiu na semana do meu aniversário (20/03). Geralmente esperamos receber presentes em datas comemorativas, mas este ano eu pensei em entregar o presente pra alguém. Acreditava que não estava nas condições ideais para fazer uma doação sanguínea e então resolvi incentivar meus colegas de curso. Pude ver que a iniciativa foi bem recebida e abri a divulgação para todo o Campus Gama", lembra.
Para isso, a estudante fixou nos murais do campus panfletos com as informações sobre a doação coletiva que aconteceu nesta quarta-feira pela manhã. A iniciativa conseguiu mobilizar 16 pessoas, que estiveram no hemocentro para fazer a doação voluntária. Além de colegas do curso de Licenciatura em Química, participaram da ação alunos do curso Técnico em Logística e do Ensino Médio Integrado e também a comunidade externa.
"Confesso que fiquei surpresa ao ver a quantidade de pessoas que me procuraram querendo saber mais a respeito da doação, e mais surpresa ainda em ver a quantidade de doadores presentes. Eu nunca doei sangue e essa foi minha primeira vez, como também da grande maioria que ali estava. Até menores de idade mostraram seu interesse por essa causa e, acompanhados de autorização, puderam fazer sua primeira doação. Isso me mostra que a conscientização está atingindo todos os públicos", comemora.
Para aumentar o alcance da ação e atingir a comunidade externa, Sandy divulgou a proposta em suas redes sociais. "A ação não poderia ser restrita só aos estudantes do Campus Gama. O objetivo maior era uma conscientização no geral. Acredito que obtive esse resultado. De acordo com relatos dos servidores do campus, essa é a doação de sangue coletiva com maior número de colaboradores. Isso me deixa extremamente feliz e empolgada para fazer uma nova ação daqui quatro meses".
"Quero assim continuar essa ação social com o objetivo de realizá-la três vezes ao ano, englobando também os servidores do instituto. Vale ressaltar que tive apoio de professores, que liberaram os alunos das atividades de classe para poderem fazer a doação. Além disso, o apoio da instituição foi fundamental para realização dessa ação. Eu venho aprendendo que não posso ficar esperando oportunidades para ser colaborativa com causas importantes. As oportunidades eu mesma posso criar. Essa foi uma delas. Aprendi também que ninguém executa um trabalho de excelência sozinho. Agradeço então aos que abraçaram essa causa comigo", finaliza.
Redes Sociais