Página inicial > Gama > Estudantes de Licenciatura em Química apresentam jogos lúdicos em congresso

Estudantes de Licenciatura em Química apresentam jogos lúdicos em congresso

Criado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h50 | Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 09h50 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 18h12 | Acessos: 1050

Para muitos estudantes, o período de férias é momento para relaxar e descansar dos livros, mas para esse grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Química, ofertado pelo Campus Gama, foi diferente. Os estudantes Ana Carolina Pires Martins, Eduardo Fernandes Bueno e Sara Maria de Paula Carvalhêdo aproveitaram o recesso escolar para continuar aprendendo e explorar novas áreas do conhecimento.

Os três discentes apresentaram trabalhos em um evento de Matemática intitulado “XIII Encontro Nacional de Educação Matemática” (Enem), que ocorreu em Cuiabá, entre 14 e 17 de julho. Os trabalhos apresentados são frutos do Projeto de Integração Pesquisa e Ação (Pipa) “Matemática: Intervenção e ação”, desenvolvido pela docente da área de Matemática Rosana de Andrade Araújo Pinto. Neste cenário de vivenciar a prática docente, os estudantes criaram dois jogos: o Matemática na vida e o Quem sou, ambos pensados a partir da necessidade de inserir jogos como recursos lúdico-didáticos no processo de ensino-aprendizagem voltado à vivência dos alunos nas aulas de Matemática.

Após o desenvolvimento do projeto, do jogo e a experiência de apresentar seu trabalho em um congresso de Matemática, a estudante Sara Maria ressalta “Aprender é ir a um lugar desconhecido e ouvir, conviver, debater com pessoas de vários estágios profissionais, de formação diferente e até de nenhuma formação. Aprendemos mais sobre o nosso próprio projeto ao assumirmos não saber tudo; aprendemos a classificar jogos, a necessidade de se estudar mais correntes pedagógicas para melhorá-lo; aprendemos a refletir sobre as estruturas de outros institutos federais e perceber que há pontos fortes e fracos e que é possível adotar não só a Matemática na vida mas também a Química na vida e, na verdade, repensar o ensino escolar a partir da vida”, afirmou.

Um dos trabalhos apresentados foi o Matemática na vida. Trata-se de um jogo de tabuleiro com cartas que trabalha as funções de primeiro grau e pode ser jogado sempre em múltiplos de dois, pois foi criado para atender duas equipes com até quatro membros cada. O tabuleiro do jogo foi desenvolvido por designer gráfico tridimensional retratando uma cidade com suas respectivas instituições e espaços reais. É importante destacar que a grande maioria das perguntas (situações-problemas) foram criadas pelas estudantes, visando a um contexto mais próximo dos estudantes da comunidade, tanto no âmbito de faixa etária como nos âmbitos social, cultural e geográfico.

O segundo trabalho apresentado foi o Quem sou, um jogo que explora as características dos gráficos das funções polinomiais de segundo grau. A preocupação primordial para esse jogo foi a de construir um mecanismo para elaboração das cartas, de tal maneira que as funções não possuíssem repetição de características. Os jogos tiveram uma excelente aceitação pelo público presente no evento. Uma das participantes, a docente Suziane Antonello (UFSM), parabenizou a equipe e disse: “O jogo Quem sou foi elaborado de forma caprichosa e representa uma metodologia lúdica para o estudo de função quadrática”. Os jogos serão expostos e estarão disponíveis para o público jogar no Conecta IF 2019, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto, no Campus Brasília.