Página inicial > Gama > IFB participa da gincana verde Tempo de Plantar com a comunidade do Gama

IFB participa da gincana verde Tempo de Plantar com a comunidade do Gama

Criado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 12h05 | Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 12h05 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 14h51 | Acessos: 1313
imagem sem descrição.

No último final de semana, 07 e 08 de dezembro, o Instituto Federal de Brasília — IFB/Campus Gama participou da gincana verde Tempo de Plantar, um movimento construído ao longo do ano de 2019 por um comitê central formado por subcomitês representativos das Regiões Administrativas do Distrito Federal-DF. Todo o esforço empreendido foi com o objetivo de plantar 1.000.000 de árvores em todo o Distrito Federal em apenas um dia e com a mobilização coletiva da população.

No sábado, o professor de Biologia do IFB Campus Gama Bernardo Miglio, junto com os alunos do curso de Produção de Mudas, abriu os berços que receberam no domingo as mudas. Foram plantadas 110 mudas no Parque Ecológico do Gama, 500 no Alagado da Suzana, onde estão muitas das nascentes do Córrego Crispim, e 21 no balão do Setor Leste. Ao todo, 631 mudas de espécies do Cerrado plantadas pelas mãos de Gamenses, mulheres e homens de todas as idades, ávidos por construir um mundo melhor.

“O dia foi maravilhoso! Foi leve e lúdico! Foi incrível perceber que existe uma demanda da comunidade por esse tipo de atividade”, avaliou Juan Ricthelly, um dos coordenadores do subcomitê do Tempo de Plantar no Gama. Já a dona Cleusa, moradora do Núcleo Rural Córrego Crispim, expressou sentimento de gratidão com a ação. "A recompensa vem de Deus e a resposta vem da natureza nos abraçando”.

Para Luciana Guimarães, coordenadora dos projetos sociais e ambientais do Alagado da Susana, os sentimentos são todos positivos. “Foi um dia de colocar em prática os sentimentos de contribuição com a Mãe Terra. Desejo que sejamos todos Guardiões da Vida e plantadores da Alegria”. Já a professora do IFB Campus Gama Êrika Cruvinel, que coordena o projeto de educação ambiental Microbacia do Córrego Crispim: diálogo, vivência, ação, acredita que a ação será um marco para a comunidade local. "O Tempo de Plantar inaugura uma nova fase de união e mobilização, de respeito e compromisso com a natureza”, finaliza.

E o resultado da gincana verde? O Gama ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Águas Claras, que plantou 1.500 mudas. Mas o que importa de verdade é manter vivo o sonho de alcançar a meta. É seguir arregaçando as mangas, colocando as mãos na terra e, sobretudo, assumindo a responsabilidade em recuperar o que já foi destruído, trabalhando em prol da conservação ambiental.

Avante! Rumo a 1.000.000 de mudas em 2020!