Página inicial > Gama > Campus Gama estuda projeto que levará a educação profissional às escolas públicas

Criado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 16h26 | Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 16h26 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2386

Nesta sexta-feira, 5, o Campus Gama recebeu professores da Direção Regional de Ensino do Gama, para tratar de uma possível parceria que beneficiará jovens e adultos do DF, com ênfase naqueles que recorrem ao ensino público. A reunião começou com uma breve apresentação do Instituto e dos cursos oferecidos naquele Campus. Os professores da Direção também apresentaram suas experiências realizadas nas salas de aula. A parceria visa criar um novo programa pedagógico para atender os alunos do Ensino Médio.

“As escolas não estão conseguindo mais atrair os alunos como antes; então há um alto índice de evasão, reprovação, desinteresse, por parte destes estudantes que buscam perspectivas imediatas no mercado de trabalho. Hoje nós temos o Ensino Médio do Século 20, com alunos do século 21,  e pela primeira vez, em muitos anos, eu vejo a Secretaria de Educação dando abertura para que os próprios professores reconstruam o currículo”,  analisa o  professor de História e diretor do Centro de Ensino Médio 2 do Gama, Júlio César Ferreira Campos.

“Essa melhoria implica, realmente, transformar o currículo em algo relacionado à realidade das escolas públicas. Hoje existe um amplo grupo de trabalho formado por professores, diretores e coordenadores da rede, cuja tarefa é repensar esse currículo, já para 2012, com algo mais dinâmico e que realmente atenda aos anseios da comunidade. Dentro dessa perspectiva de reelaboração, acho que é fundamental a inserção de um ensino profissional e integrado”, acrescenta ainda.

Segundo o diretor geral do Campus Gama, professor Marcelo Silva Leite, o Campus deve firmar a parceria com a Secretaria, até o final deste ano. “Nós já temos tido algumas reuniões, tratando de possibilidades de trabalhos comuns. Estamos estudando as formas de como iremos ofertar a educação profissional  para os alunos da rede pública e de como a rede trará profissionais qualificados no Eja e Proeja, para que a gente possa oferecer o EjaFIC, o ProejaFIC e levar a nossa experiência para dentro das escolas públicas do Distrito Federal”.