Página inicial > Gama > Conselho Federal de Química aprova estrutura curricular do Curso Técnico Integrado em Química do IFB

Criado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 13h57 | Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 13h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h35 | Acessos: 936

A estrutura curricular do Curso Técnico em Química, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, do IFB/Campus Gama foi aprovada pelo Conselho Federal de Química (CFQ) – autoridade competente que regula a atuação de todos os profissionais da área. Com a aprovação, formandos e egressos, poderão emitir seus registros profissionais e estarão aptos a atuar em todas as atribuições de um Técnico em Química, respeitadas as limitações impostas pela legislação em vigor.

Em outras palavras, após formados, os estudantes do curso estarão autorizados a responder legalmente por empresas de pequeno porte, além de estarem aptos a desempenharem cargos e funções técnicas, de direção e supervisão, pesquisa e desenvolvimento, produção e tratamento de resíduos, operação e manutenção de equipamentos, controle de operações e processos etc. A solicitação para apreciação por parte do CFQ foi instruída e encaminhada pela coordenação do curso em março do ano passado, sendo submetido o Plano de Curso aprovado por meio da Resolução nº 05/2020.

“Agora o curso pode operar com a anuência e a ratificação do Conselho Federal. É uma grande vitória para os formandos e egressos, que poderão ter seu registro profissional emitido de maneira célere. Outro fator de grande importância é que a estrutura do curso permitiu ao Conselho autorizar todas as atribuições que um técnico poderia ter”, explica o coordenador do curso, José Giovanni de Brito.

“Nosso curso está bem estruturado e foi muito bem classificado, considerando que o Conselho Federal em Química autorizou todas as atribuições mencionadas. É um ganho para o curso e para o IFB como um todo, pois poderá ser um grande atrativo para novos estudantes”, afirma Brito.

Para emitir o registro profissional, basta acessar o site do Conselho Regional de Química XII Região, clicar no menu “Profissionais” e escolher a opção “Registro Definitivo”, que disponibiliza todas as informações necessárias para solicitar o registro.