Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Conselho Federal de Química aprova estrutura curricular do Curso Técnico Integrado em Química do IFB
Início do conteúdo da página

Conselho Federal de Química aprova estrutura curricular do Curso Técnico Integrado em Química do IFB

Criado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 13h57 | Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 13h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h35 | Acessos: 969

 A estrutura curricular do Curso Técnico em Química, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, do IFB/Campus Gama foi aprovada pelo Conselho Federal de Química (CFQ) – autoridade competente que regula a atuação de todos os profissionais da área. Com a aprovação, formandos e egressos, poderão emitir seus registros profissionais e estarão aptos a atuar em todas as atribuições de um Técnico em Química, respeitadas as limitações impostas pela legislação em vigor.

Em outras palavras, após formados, os estudantes do curso estarão autorizados a responder legalmente por empresas de pequeno porte, além de estarem aptos a desempenharem cargos e funções técnicas, de direção e supervisão, pesquisa e desenvolvimento, produção e tratamento de resíduos, operação e manutenção de equipamentos, controle de operações e processos etc. A solicitação para apreciação por parte do CFQ foi instruída e encaminhada pela coordenação do curso em março do ano passado, sendo submetido o Plano de Curso aprovado por meio da Resolução nº 05/2020.

“Agora o curso pode operar com a anuência e a ratificação do Conselho Federal. É uma grande vitória para os formandos e egressos, que poderão ter seu registro profissional emitido de maneira célere. Outro fator de grande importância é que a estrutura do curso permitiu ao Conselho autorizar todas as atribuições que um técnico poderia ter”, explica o coordenador do curso, José Giovanni de Brito.

“Nosso curso está bem estruturado e foi muito bem classificado, considerando que o Conselho Federal em Química autorizou todas as atribuições mencionadas. É um ganho para o curso e para o IFB como um todo, pois poderá ser um grande atrativo para novos estudantes”, afirma Brito. 

Para emitir o registro profissional, basta acessar o site do Conselho Regional de Química XII Região, clicar no menu “Profissionais” e escolher a opção “Registro Definitivo”, que disponibiliza todas as informações necessárias para solicitar o registro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página