Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Campus Gama irá capacitar 100 mulheres com projeto
Início do conteúdo da página

Campus Gama irá capacitar 100 mulheres com projeto

Criado: Quinta, 08 de Dezembro de 2011, 17h33 | Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2011, 17h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2635

O projeto Mulheres Mil, que visa inserir na educação tecnológica e no mercado de trabalho cerca de 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, até 2014, chega nas cidades do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Neste primeiro momento, 100 mulheres dessas localidades, com mais de 18 anos e que são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – (Cras) e de Referência Especializada de Assistência Social – (Creas), terão a chance de mudar a realidade em que se encontram.


Na terça-feira, 6, foi realizado um encontro com essas mulheres no Cras do Gama, com o objetivo de sensibilizar e dialogar a respeito do projeto. O evento também serviu para que fosse feito um levantamento das demandas de formação profissional e de elevação da escolaridade delas. Essas informações subsidiarão o IFB-Campus Gama sobre os cursos a serem ofertados e as parcerias necessárias para a implementação de outro projeto, o Mulheres em Cooperação.


“Uma série de dúvidas foram surgindo no encontro e a gente pôde esclarecer sobre o que é o programa e em que ele vai consistir. Foi bem construtivo, pois elas mostraram ansiedades, dúvidas e alguns problemas que a gente precisa saber para adequar a realidade delas ao curso”, explica o coordenador geral de extensão do Campus, Sérgio Mariane.


Segundo Sérgio, os cursos ofertados serão profissionalizantes, com ênfase no empreendedorismo, associativismo solidário e cooperativismo, como formas alternativas de acesso ao mundo do trabalho, sem excluir a possibilidade da empregabilidade dessas mulheres. Para incentivá-las a continuar nos cursos, será oferecida uma bolsa de R$ 140 por mês, além  do benefício do cartão de estudante para o transporte. “Nós também vamos oferecer um reforço escolar, com Matemática, Português e Informática. Isso vai ser um estímulo para elas e, assim, nós vamos atender a nossa expectativa com esse esforço em conjunto”, ressalta o coordenador.

 

Fabiana Figueiredo do Nascimento Silva é uma das beneficiadas do projeto. Por não ter tido condições de estudar, ela saiu da escola cedo, quando estava apenas na sexta série. Hoje ela trabalha como dona de casa, mas luta para ter uma vida melhor. “Eu quero entrar com garra e vontade; quero voltar a estudar, pois eu não tive muita oportunidade, e o que eu espero para minha vida é só um emprego com carteira assinada e um salário fixo”, afirma.



Fabiana ficou sabendo do Mulheres Mil depois de receber um convite do Cras para participar do encontro. Por ter uma filha que tem acompanhamento na casa e por saberem da situação financeira dela, a dona de casa foi selecionada para ser uma das integrantes da primeira turma do programa na cidade. “O Mulheres Mil apareceu em boa hora. Agora eu poderei dar uma vida melhor pra minha filha, e ainda mais com essa ajuda do governo, vou ter mais tranquilidade para continuar no curso. Além do mais, a copa do mundo está vindo: irão surgir muitas oportunidades de emprego”, conta com entusiasmo Fabiana.



Em cada etapa do projeto serão selecionadas,  para participar do programa, 100 mulheres de diferentes regiões do DF. Este ano as inscrições para os cursos já encerraram, mas há previsão de novas vagas abrirem no próximo ano.


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página