Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Cursos voltados para atender a demandas de cooperativas são discutidos no IFB
Início do conteúdo da página

Cursos voltados para atender a demandas de cooperativas são discutidos no IFB

Criado: Sexta, 27 de Janeiro de 2012, 10h30 | Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2012, 10h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3006

Foi realizada nessa quinta-feira, 26, na Reitoria, na sala do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB), a reunião inicial para discussões voltadas à realização de projetos, em conjunto com as entidades que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com o meio rural no Distrito Federal. A reunião foi promovida pelas coordenações dos cursos de Agronegócio e Cooperativismo do IFB, que convidaram para o debate o Sindicato e a Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), entidades parceiras e representantes de diversas empresas de cooperativismo.

Siscoop, Cootaquara, Emater, Senar DF, Copas, Coopa-DF, Cooperação Agrícola do Rio Preto, Sescop DF, entre outros convidados, enviaram seus representantes, além da presença do presidente da OCDF e o assessor do secretário de Agricultura.

A reunião começou com a apresentação dos campi do IFB, feita pelo coordenador geral de extensão do Campus Gama, Sérgio Mariane, que, posteriormente, passou a palavra ao diretor-geral do campus. Marcelo Leite fez um breve histórico do Instituto e destacou o interesse do Campus Gama – unidade que ofertará os cursos – em concretizar a parceria. “Essa formação pode ser feita dentro da cooperativa ou em outro espaço que melhor atenda à demanda”, esclareceu o diretor.

O presidente da OCDF, Roberto Marazi, destacou, além da importância do incentivo às micro e às pequenas empresas, a necessidade de buscar o interesse dentro das cooperativas, para que estas possam melhorar-se. “Devemos profissionalizar a gestão de cooperativas e buscar o perfil do profissional de que o meio precisa”, frisou.

Foram apresentadas algumas linhas gerais de atuação, como proposta de capacitação: captação de recursos, elaboração de projetos, legislação e política agrícola, gestão de qualidade, gestão financeira, gestão ambiental, saúde e segurança no trabalho rural, mercados, associativismo e cooperativismo, empreendedorismo, gestão de pessoas, comercialização de produtos, entre outras.

Essa reunião representou momento inicial para se traçar um primeiro esboço de cursos a serem ofertados. Outras reuniões em grupos menores serão agendadas para que se cumpra o objetivo. A ideia é que pelo menos um curso já comece a ser oferecido no mês de março.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página