Página inicial > Gama > Aulas do Programa Mulheres Mil têm início no Campus Gama

Aulas do Programa Mulheres Mil têm início no Campus Gama

Criado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2012, 12h24 | Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2012, 12h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3842

Com 25 anos de idade e mãe de três filhos, o primeiro já com 7 anos, o segundo com 5 e a terceira, ainda no colo, com 5 meses, Eula Augusta Ribeiro começou, nessa terça-feira, 1º, seu curso de

Eula Augusta, com a filha mais nova, no primeiro dia de aula do Mulheres Mil no Gama

Panificação, no Campus Gama do IFB. Ela e mais 49 mulheres estiveram presentes na aula inaugural do Programa Mulheres Mil, que ocorreu no Centro de Ensino Médio 1.

A estudante disse que espera estar empregada ao concluir o curso, que tem duração de cinco meses, terminando em junho. Nesse período, ela e as demais atendidas pelo Mulheres Mil do IFB devem ter aulas teóricas, que ocorrem no Campus Gama, e também aulas práticas, que acontecem no Campus Planaltina, nas estruturas de panificação do Curso Técnico de Agroindústria.

No primeiro dia de aula, as mulheres receberam informações de ordem prática, referentes a ações em favor de sua permanência nos cursos, bem como sobre as disciplinas oferecidas: como conseguir o passe livre para se deslocarem às aulas, de que forma receberão o auxílio financeiro, o que o IFB pretende fazer para auxiliar as que são mães e não têm quem cuide dos filhos, e vários detalhes práticos sobre o curso. Todas as dúvidas foram respondidas.

Grade horária

De acordo com o professor Sérgio Mariane, coordenador de Extensão do Campus Gama, no curso de Panificação serão oferecidas as disciplinas de Técnicas de Panificação e Confeitaria (80h), Estrutura Física e Funcional de Padarias (20h) e Higiene e Manipulação de Alimentos na Panificação e Confeitaria (10h). As estudantes do curso de Camareira terão a disciplina de Prática Operacional na Área Habitacional e Serviços/Prática Operacional de Rouparia e Noções de Lavanderia (85h).

Além das aulas específicas de cada curso, as mulheres devem ter, também, aulas de Ética Profissional e Relações Interpessoais (20h), Empreendedorismo e Cooperativismo (20h), Comunicação Oral e Escrita (20h), Informática Básica (20h) e Cidadania e Direitos da Mulher (20h).

Próximos campi

Atualmente o IFB atende cerca de 200 estudantes no Programa Mulheres Mil: 100 no Campus Taguatinga Centro e 100 no Campus Gama. De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFB, Salete Moreira, até o final de 2012, devem ser incluídas mais 300 alunas. Os Campi Brasília, Riacho Fundo e Planaltina passariam a integrar o projeto, a partir de Chamada Pública realizada pelo Ministério da Educação.