Página inicial > Gama > Evento em homenagem ao profissional da Química acontece no IFB Campus Gama

Evento em homenagem ao profissional da Química acontece no IFB Campus Gama

Criado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 07h10 | Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 07h10 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 10h51 | Acessos: 549

Aconteceu, nesta terça-feira, 28 de junho, no auditório do IFB Campus Gama, um evento comemorativo do Dia do Químico, celebrado no último dia 18. Com o tema geral “A química no empreendedorismo”, o evento contou com a presença e parceria do Conselho Regional de Química da 12ª região (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e do Sebrae. Após as boas-vindas da reitora do IFB, Luciana Massukado, e demais formalidades, a palestra de abertura ficou a cargo do químico Celso Flávio da Silva, da Vitalife Indústria de Cosméticos. O convidado trouxe aos participantes o “Universo Business para o Profissional da Química”, compartilhando suas experiências como químico e empreendedor.

Na sequência da programação, o convidado Sandson Azevedo, do Sebrae, apresentou as várias nuances do empreendedorismo e cases de sucesso na área da química e como esse tema pode impactar positivamente na vida do profissional, independentemente de sua área de atuação. Segundo Sandson, o tema empreendedorismo é muito importante e há uma carência grande de químicos no mundo do trabalho. Os exemplos de sucesso na área da química “podem estimular de alguma forma o espírito empreendedor dos estudantes”, completa o convidado.

A participação dos estudantes foi massiva e despertou, especialmente, o interesse dos alunos dos cursos técnico integrado e da Licenciatura em Química. Para a aluna Isabella Florentino Teixeira, acadêmica do 1º período, o evento abordou os desafios e as soluções relacionadas ao empreendedorismo. Destacou também o amplo espectro da atuação do químico. Para a aluna Sara Yasmim Queiroz de Barros, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Química, “as palestras foram muito esclarecedoras. Eu, ao entrar no curso, não conseguia visualizar a área de atuação; agora consigo me ver como empreendedora”.

O professor Rodrigo Alves da Silva, coordenador do Curso de Licenciatura em Química, destacou a importância de eventos dessa natureza para os estudantes da química e para os estudantes da unidade de forma geral, considerando que tais ações fortalecem a formação técnica, empreendedora e o intercâmbio entre a comunidade do campus e a sociedade.

Para o presidente do CRQ XII, Luciano Figueiredo de Souza, o evento no IFB Campus Gama contou com a efetiva participação dos alunos.

“Isso demonstra o quanto é importante promover esse tipo de evento, trazendo um conhecimento voltado para o empreendedorismo na área da química, despertando um interesse no estudante para área industrial, que é estratégica para o desenvolvimento do país. Isso só é fomentado se nós tivermos essas iniciativas de promover, plantar essa ideia nos alunos, que vão ser o futuro do nosso país. Para isso contamos com o apoio das instituições de ensino, do Sebrae, do Conselho Regional de Química e dos profissionais experientes. Isso que nós tentamos trazer para os estudantes do IFB Campus Gama”.