Página inicial > Gama > Container Espaço do Estudante chega ao Campus Gama

Container Espaço do Estudante chega ao Campus Gama

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 12h47 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 12h47 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 08h46 | Acessos: 874

Nesta sexta-feira, 1º de julho, o Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou um novo container com o propósito de ser o "Espaço do Estudante", no IFB Campus Gama. O local foi projetado com design layout integrados para ser multifuncional e com conceitos colaborativos de coworking e sustentabilidade. A proposta que chega ao campus é de estimular os estudantes a dialogar sobre questões da vida acadêmica e profissional — reunindo-se no novo espaço e fortalecendo a identidade dos centros e representações estudantis.

Os outros nove campi do IFB estão recebendo esses espaços multitarefas, todos ocupados e desenvolvidos dentro de containers — que estão na fase de colocação da mobília ou em montagem interna dos espaços. No dia 10 de junho foi inaugurada a primeira empresa júnior do IFB, com ocupação em um container: a "Tabê Design", no IFB Campus Samambaia. Todos os projetos contam com o layout desenvolvido pelos estudantes do IFactory, que fazem parte do Curso de Tecnologia em Design de Produtos do IFB.

O container Espaço do Estudante

A aquisição do container que a partir de sua inauguração passa a abrigar o "Espaço do Estudante" do IFB Campus Gama é resultado de investimento realizado com o apoio da emenda parlamentar no valor de R$400 mil reais da deputada federal Érika Kokay. Reconhecendo a importância dessa iniciativa, a Reitoria do IFB aportou mais R$ 340 mil para a aquisição e equipagem dos espaços do estudante, que serão inaugurados também nos outros campi.

Com infraestrutura completa e moderna, o container "Espaço do Estudante" recém-inaugurado visa incentivar o protagonismo estudantil, o fortalecimento das representações estudantis e a troca de experiências entre os estudantes. Estão disponíveis mesas, cadeiras e locais para uso de equipamentos tecnológicos, como computadores e notebooks, além do uso de wi-fi do campus. Para execução do projeto a equipe do campus se envolveu em cada um dos detalhes, desde a disposição dos móveis até o atendimento das demandas dos estudantes.

"Com a entrega do container onde funcionará o Centro Acadêmico, o estudante passa a ter um local dentro do campus para reivindicar seus interesses juntamente com as representações estudantis. Além disso, o nosso estudante passa a ter um reforço para sua formação cidadã e democrática. Que a cada dia possamos contribuir mais ainda com o jovem cidadão, a ter esse olhar voltado também para o futuro”, destacou entusiasmado o diretor-geral do IFB Campus Gama, Rômulo Nobre Júnior.

Inauguração

A atividade de inauguração do espaço contou com a presença da reitora do IFB, Luciana Massukado, da deputada federal Érika Kokay, de vários gestores do IFB, além da comunidade estudantil. O diretor-geral do IFB Campus Gama, Rômulo, comemorou a inauguração do novo espaço para a comunidade estudantil.  Os representantes tiveram participação efetiva na tarde de inauguração no campus e declararam o reconhecimento do IFB para as demandas dos estudantes.

"Será um espaço para os estudantes trazerem suas pautas e um espaço para troca de experiência, já que conviveremos com outros centros acadêmicos", reforçou Bárbara Juliana, Presidente do Grêmio Estudantil Integração e União estudantil. Já para Arthur Fellows, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), há o fortalecimento dos estudantes na instituição e, também, com a comunidade. "Muito importante essa iniciativa. Saúdo as representações estudantis que vão ocupar o local e espero que as ações de dentro do campus possam ser apresentadas e estendidas a nossa comunidade na cidade do Gama", elogiou.

A deputada federal recordou sua vida acadêmica e a importância dos movimentos estudantis ao discursar. "Comecei minha vida estudantil em um diretório estudantil na UnB. Estávamos em uma ditadura na ocasião. Nós contemplávamos a possibilidade de dialogar e construir a Universidade, para pensar em atos de criação e proteção da própria liberdade. É coletivamente que construímos os nossos espaços para exercer o pulsar do que representa o movimento estudantil", lembrou a deputada federal Érika Kokay.

Já a reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu a presença dos estudantes que prestigiaram a entrega do container no IFB Campus Gama. "Deputada Érika, muito obrigada pela sua fala, sempre inspiradora. A  Educação aqui no IFB vem realmente em primeiro lugar, e quem ganha é a sociedade. Estamos educando para uma cultura da paz, da convivência e do respeito às ideias", finalizou.

Confira as fotos do evento no Flickr ifbrasília.