Laboratório de Linguagem promove Festival de Arte para Inclusão
O IFB Campus Gama, por meio do Laboratório de Linguagem (LabLin) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), promoveu, no dia 30 de junho de 2022, das 14h30 às 18h, no auditório do campus, o Festival de Arte para Inclusão. O evento contou em sua organização com os estudantes do 3º ano do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio.
Por ser um evento de extensão, o Festival recebeu alunos e professores do Centro de Ensino Especial do Gama. Participaram, também, alunos, professores e técnicos do campus.
O festival foi iniciado com o espetáculo da turminha do Palhaço Alegria Cadeirante, interpretado pela aluna Jarlene Maria Nunes de Oliveira, que é estudante do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e atriz de teatro. Os palhaços Felipinho e Pipoquinha, interpretados, respectivamente, pelos atores mirins Felipe Gabriel e Talison, acompanharam o palhaço Alegria no lindo espetáculo.
Jarlene é uma pessoa com deficiência — possui paralisia cerebral com diplegia espástica em difusão. Durante toda a sua jornada no IFB Campus Gama, teve suas atividades adaptadas, bem como a sua grade curricular. É um exemplo de superação e ativismo nas lutas por acessibilidade na comunidade do Gama. No final do espetáculo, o Palhaço Alegria Cadeirante fez uma homenagem a professores e técnicos do campus, que acolheram a estudante Jarlene durante os mais de 4 anos em que se encontra na instituição.
O Festival teve um lanche coletivo e distribuição de brinquedos construídos com materiais recicláveis feitos pela estudante Jarlene Maria durante o período de quarentena, na fase inicial da pandemia de covid-19.
Para finalizar o evento, Rômulo Ramos, diretor-geral do IFB Campus Gama, proferiu uma palestra sobre educação inclusiva no âmbito do IFB.
Redes Sociais