Página inicial > Gama > Gama: Região Administrativa completa 62 anos. IFB presente!

Gama: Região Administrativa completa 62 anos. IFB presente!

Criado: Quarta, 12 de Outubro de 2022, 08h29 | Publicado: Quarta, 12 de Outubro de 2022, 08h29 | Última atualização em Quarta, 12 de Outubro de 2022, 16h28 | Acessos: 646

A Região Administrativa Gama completa 62 anos nesta quarta, 12 de outubro, e o Instituto Federal de Brasília (IFB) parabeniza e felicita essa comunidade tão diversa.

Gama carrega no nome uma homenagem à Fazenda Gama, uma das pioneiras naquela região e, embora não se tenha conhecimento exato da origem da palavra, sabe-se que ela surgiu do Platô do Gama, onde estão localizadas as cabeceiras do ribeirão. O Padre Luiz da Gama Mendonça, venerado por ajudar as pessoas nas mais distantes localidades, pode também ter sido uma inspiração para o nome dado ao Platô e ao Ribeirão, uma vez que nenhuma outra família existiu por lá com o nome ou sobrenome Gama.

No início com mil moradores, hoje a cidade tem uma população estimada em 137 mil habitantes, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2021, realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O IFB

O IFB Campus Gama é um campus repleto de diversidade. Sua equipe é formada por servidores de diferentes partes do país e outras nacionalidades, perceptível nos sotaques e costumes. Essa heterogeneidade se reflete também na composição dos estudantes, que vêm de muitas realidades e encontram no campus uma comunidade acolhedora, inclusiva e acessível.

O campus teve o início das suas atividades na unidade provisória da Biblioteca Pública do Gama e passou para o espaço definitivo em 2013. Desde então, vem melhorando a sua estrutura física e acadêmica para um melhor aproveitamento dos cursos oferecidos. Entre os projetos que aproximam o campus da comunidade externa e do setor produtivo da região, estão o Circo Social, o grupo de teatro, as aulas de rugby e a Olaria Empresa Júnior. Para valorizar o cerrado da região, o campus trabalha com Educação Ambiental, produção e plantio de mudas, participa de gincanas com a comunidade e colabora com a sustentabilidade do meio ambiente. Uma parte do terreno do campus também abriga uma das Unidades do Batalhão Escolar da região administrativa.

Atualmente, o campus oferece vários cursos e modalidades. Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes de Técnico em Alimentos, Técnico em Química e Técnico em Logística; além dos cursos de graduação de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos e em Logística. Oferece ainda cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Proeja (Educação de Jovens e Adultos).

Além do relacionamento de admiração e respeito mútuo com a comunidade, o IFB chegou para oferecer qualificação profissional e conhecimento. “Há dez anos, o IFB faz parte da história do Gama. A comunidade escolar se orgulha de contribuir com essa história, trazendo formação cidadã e profissional, pública e de qualidade aos moradores da região do Gama e entorno. Parabéns à nossa cidade”, disse o diretor-geral do campus, Rômulo Ramos Nobre Júnior.

O IFB, como instituição de ensino socialmente comprometida, celebra essa data com muito orgulho e busca envolver a comunidade para difundir a pesquisa e a ciência nos espaços públicos, apoiar na busca de soluções e melhorias para ampliação da qualidade de vida e bem-estar, além de proporcionar uma formação que une ciência, cultura e trabalho.

Conheça mais sobre o IFB Campus Gama.