Página inicial > Gama > Estudantes do IFB Campus Gama realizam visita técnica no IFRJ Campus Nilópolis

Estudantes do IFB Campus Gama realizam visita técnica no IFRJ Campus Nilópolis

Criado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h37 | Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h37 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h37 | Acessos: 691
imagem sem descrição.

Estudantes do Curso Técnico Integrado em Química do IFB Campus Gama realizaram uma visita técnica no IFRJ/Campus Nilópolis, no dia 12 de janeiro de 2023, para conhecer as instalações, laboratórios e estrutura do Curso Técnico Integrado em Química da instituição.

Participaram da visita técnica 20 estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Química e os professores Shirlei Neves dos Santos (coordenadora do Técnico Integrado em Química e professora de língua portuguesa), Rodrigo Alves da Silva (coordenador da Licenciatura em Química e professor de química), Deise Silva Sousa (professora de história) e Guilherme Uilson de Sousa (professor de administração), além do professor Luiz Renato de Souza Pinto, professor de literatura do IFMT e colaborador do laboratório de linguagens do IFB. No IFRJ/Campus Nilópolis, receberam a comissão o diretor de Ensino Médio e Técnico e professor de química, Victor Magalhães, o coordenador da Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos, Rômulo Souza, o coordenador do Curso Técnico em Química e professor de química analítica, Edimar Machado, e os professores de microbiologia Edite Santiago e Edmir Fernandes.

Com atuação desde os anos 1990, o Campus Nilópolis tornou-se referência na verticalização da área de química, oferecendo cursos desde a educação básica até a pós-graduação.

campus possui laboratórios diversos, como de química geral, orgânica, inorgânica, experimental, analítica, de biologia, de microbiologia, de análise de qualidade da água, entre outros. Também aposta fortemente em aulas práticas, dando aos estudantes acesso livre aos laboratórios e ao manuseio de todos os equipamentos. Além disso, investe em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e possui uma rede de apoio interinstitucional para insumos, manutenção de estruturas laboratoriais, equipamentos diversos e de última geração, pesquisas e trocas de experiências técnicas.

Em um movimento de construção de redes de colaboração técnica e sociabilidades intelectuais, a visita permitiu perceber que o investimento em laboratórios, o incentivo à autonomia, as parcerias interinstitucionais favorecem a formação de profissionais responsáveis, pró-ativos, comprometidos e seguros de sua competência técnica.

A visita técnica revelou-se uma experiência muito enriquecedora para a formação profissional e acadêmica para os estudantes participantes e também foi uma oportunidade para estreitar vínculos entre os institutos que compõem a rede federal de ensino técnico e tecnológico.

A comissão que realizou a visita técnica agradece ao reitor do IFRJ, Rafael Almada, pelo pronto atendimento do pedido de visitação e a colocação em contato com a equipe do Campus Nilópolis, que gentilmente aceitou o pedido e a acolheu generosamente. Também agradece ao Diretor-Geral do IFB Campus Gama, Rômulo Nobre, e ao Diretor-Geral de Serviços, Sherley Cabral, e toda a equipe de serviços do campus, pela disponibilização de transporte e recurso de pessoal e estende o agradecimento ao Diretor de Serviços do IFB Campus Estrutural pela cedência do ônibus. Por fim, agradece aos pais/responsáveis dos estudantes participantes pelo apoio e confiança.

Leia depoimento de estudantes participantes:

Durante a visita técnica ao IFRJ pudemos conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de uma Instituição referência no curso em química. Conhecemos os laboratórios, um pouco da metodologia da escola com os alunos e o campus em si. O que mais me chamou a atenção é o quão especializado em química o campus é, e a infraestrutura juntamente com a quantidade de laboratórios e suas especificações. Lá pude conhecer laboratórios dedicados a áreas específicas da química que não possuímos no IFB Gama. Foi muito interessante conhecer um campus mais antigo que o nosso e todos os laboratórios. O fato de muitos deles terem sido construídos apenas com dinheiro de pesquisa, boa vontade dos alunos e professores me deixou extremamente fascinada. Foi muito bom ver a paixão que as pessoas têm pela química lá. Além disso gostei bastante da metodologia de incentivo à autonomia dos estudantes, juntamente com a ênfase em oportunidades de monitoria dentro da escola e busca por estágios. Foi uma experiência super válida. Realmente uma troca de experiências que me agregou bastante como estudante. Através de novas ideias e com coisas novas que o IFRJ realiza, acredito que também poderíamos aderir ao nosso campus. A visita foi ótima e muito enriquecedora!

Aynoã Pamplona de Matos, estudante do 3º ano do Técnico Integrado em Química

A Visita Técnica ao IFRJ Campus Nilópolis foi uma experiência única e muitíssimo enriquecedora. Além da grande valia para nós que estamos completando a formação como técnicos em química, conhecer o campus e seus espaços foi uma imersão histórica muito intrigante; aliás o curso de química é um dos mais antigos e prestigiados da instituição.

As expectativas foram superadas, os servidores foram receptivos e preparam um tour recheado de detalhes, sanando todas as dúvidas que surgiam com muita satisfação. Sem dúvidas foi um dia memorável.

Roberta Gomes Martins, estudante do 3º ano do Técnico Integrado em Química