Página inicial > Gama > Campus Gama promove diálogo sobre educação especial e inclusão

Campus Gama promove diálogo sobre educação especial e inclusão

Criado: Quinta, 14 de Junho de 2012, 13h49 | Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2012, 13h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2097

Debater e promover as questões de acessibilidade e inclusão no Campus Gama – esse foi o principal objetivo do Diálogos Inclusivos: a educação especial no contexto da educação profissional e técnica.

O evento, que aconteceu na última terça-feira, 12 de junho, na unidade do Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB), contou com a participação da coordenadora de educação inclusiva do IFB, Girlane Florindo, da pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino, Yvonete Bazbuz, do estudante do curso Técnico em Serviços Públicos do Campus Brasília, portador de necessidades especiais, Leonardo, e de duas intérpretes de Libras, Liége e Cássia Carvalho, também do Campus Brasília.

Os servidores do Campus Gama – docentes e técnicos-administrativos – participaram da reunião e tiveram a oportunidade de discutir o tema dentro da realidade atual da unidade.

Para o coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais da unidade, Gabriel Assis, o encontro foi importante, pois possibilitou uma reflexão sobre as práticas de inclusão e acessibilidade no IFB. “Às vezes as pessoas têm dificuldade em se colocar no lugar das outras. Com a vinda do aluno ao Campus, foi possível perceber como ocorre a relação entre as intérpretes de libras, o aluno surdo e os docentes, durante as aulas. Acredito que todos que estavam na reunião entenderam as dificuldades que uma pessoa surda enfrenta cotidianamente”, relata Gabriel.

Leia mais: Inclusão no Campus Brasília destaca surdez