Página inicial > Gama > Técnico do Senar dialoga com alunos do curso de Agronegócio

Técnico do Senar dialoga com alunos do curso de Agronegócio

Criado: Quinta, 12 de Julho de 2012, 09h53 | Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2012, 09h53 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2677

Na última segunda-feira, 9 de julho, o coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Distrito Federal, o veterinário Aldair Carvalho, participou de um diálogo com alunos do módulo 2 do curso de Agronegócio, no Campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB). O objetivo do convite ao técnico foi conhecer detalhes sobre o projeto de piscicultura que o Senar está apoiando no Núcleo Rural Casa Grande, localizado no Gama. O projeto é alvo de interesse dos alunos pelo potencial de desenvolvimento da piscicultura nessa região do DF.

Segundo o técnico do Senar, a piscicultura é uma atividade que pode ajudar o pequeno produtor a obter renda rapidamente. Carvalho informou que o consumo de peixes no Distrito Federal é o dobro da média nacional, perto 13 kg por habitante/ano. A produção local, no entanto, corresponde a menos de 20% do volume total de peixes de água doce consumidos em Brasília.

No projeto que está sendo implementado no Núcleo Rural Casa Grande, a criação dos peixes é feita em tanques de ferro-cimento. Trinta produtores da região participaram de um curso de formação e dão agora os primeiros passos na construção dos tanques. O núcleo rural tem uma associação e seus participantes estão planejando a constituição de uma cooperativa para operar a comercialização do pescado.