Página inicial > Gama > Cootaquara recebe alunos do Campus Gama

Cootaquara recebe alunos do Campus Gama

Criado: Terça, 17 de Julho de 2012, 12h27 | Publicado: Terça, 17 de Julho de 2012, 12h27 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3059

Os alunos dos cursos técnicos em Cooperativismo e em Logística do Campus Gama visitaram, nesse domingo, 15, a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina, a Cootaquara, localizada no núcleo rural Taquara. A cooperativa, fundada em 2001, tem atualmente 218 associados, todos dedicados à produção olerícula. Sua especialidade são legumes, como pimentão e tomate, mas o mix de produtos chega a 45 tipos diferentes. A cooperativa concentra sua produção para a Ceasa e grandes redes de supermercado do DF, mas seus produtos são vendidos também para fora do Distrito Federal.

O superintendente da Cootaquara, Maurício Severino de Rezende, explicou que a cooperativa surgiu da necessidade de solucionar coletivamente os problemas de comercialização, enfrentados pela antiga associação de produtores, que deu origem à cooperativa. “Cooperativa precisa nascer de uma necessidade”, destacou Rezende, como lição para os alunos.

A cooperativa fatura R$ 1,2 milhão por mês, com uma produção mensal de 400 toneladas. Como a maioria dos produtores são agricultores familiares, a Cootaquara está participando de dois programas do governo federal de apoio a essa categoria de produtores rurais: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O primeiro com um contrato de R$ 600 mil por ano, envolvendo 122 agricultores. O segundo, ainda modesto, com R$ 60 mil/ano, em fase inicial, ajustando questões de logística de entrega dos produtos nas escolas, mas com tendência a ampliar.

Tanto os aspectos relativos às necessidades de logística quanto os relativos ao cooperativismo motivaram vários questionamentos dos alunos e alunas. Em relação à cota parte mínima para associar-se à Cootaquara, Rezende explicou que os agricultores familiares podem associar-se pagando a cota parte total de R$ 1.700,00, em 100 parcelas de R$ 17,00. Já os grandes produtores pagam essa mesma cota parte em uma parcela inicial de R$ 300,00, mais sete parcelas de R$ 200,00.

Os alunos visitaram as instalações da cooperativa onde funciona o setor de recepção, embalagem, despacho dos produtos e trabalham 50 funcionários.