Página inicial > Gama > IFB Campus Gama inaugura três novos espaços para a comunidade

IFB Campus Gama inaugura três novos espaços para a comunidade

Criado: Terça, 18 de Julho de 2023, 14h50 | Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 14h50 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 13h10 | Acessos: 957
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou, no dia 17 de julho, segunda-feira, mais um Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (Papp/Lab), desta vez no IFB Campus Gama. Na ocasião, a reitora do IFB, Luciana Massukado, e o diretor-geral pró-tempore do IFB Campus Gama, Rômulo Nobre, receberam a deputada federal Érika Kokay, autora da emenda parlamentar que apoiou a construção do espaço.

O PAPP/LAB é um laboratório no estilo open labs, que conta com equipamentos voltados à cultura da prototipagem, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser em alta resolução, scanner, notebooks, TV Smart, ferramentas e kits de robótica e programação. O PAPP/LAB é um investimento de R$ 400 mil de emenda parlamentar da deputada federal Érika Kokay. Todos os 10 campi do IFB receberão até o fim do ano um Papp/Lab.

Na cerimônia, o diretor-geral, Rômulo Nobre, agradeceu a presença de todos os servidores e alunos e declarou que essa fazia parte de uma política integradora do instituto, “onde todos os cursos podem se reunir em um só espaço”.

A deputada federal Erika Kokay afirmou que esse espaço científico-pedagógico era mais um exemplo de como o IFB dava “dimensão ao que é educação de qualidade no Brasil”. “Todas as vezes que a gente sente uma necessidade da capacitação, de atendimento, de assegurar uma política pública de qualidade, a gente recorre ao IFB… porque ele tem uma natureza inquieta, indomável, sempre em busca de ser e alcançar mais”, discursou a parlamentar na solenidade.

Por fim, a reitora Luciana Massukado destacou a importância dos institutos federais para o desenvolvimento multinível da educação no país, incluindo desde a educação da adolescência ao ensino profissionalizante. “Imagina um instituto federal a cada cinco municípios, mais de mil institutos”, disse a reitora. “E pensar... como esses campi mudam a realidade local e aumentam a autoestima de toda a população em volta”.

Visita às instalações do Papp/Lab IFB Campus Gama

Após a inauguração, a reitora Luciana Massukado e o diretor-geral pró-tempore do IFB Campus Gama, Rômulo Nobre, acompanhados da deputada federal Erika Kokay, visitaram as instalações do Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional do Campus Gama.

O professor-responsável pelas atividades do PAPP/LAB, Jeferson Saraiva, apresentou as propostas de futuros projetos para o laboratório. Segundo o professor, o objetivo é que o PAPP/LAB Campus Gama possa realizar modelos para serem usados no dia a dia dentro de sala de aula, de forma a “integralizar o conhecimento externo em práticas para dentro e fora do IFB, como em parceria com a rede do GDF, por exemplo”.

Inauguração do Espaço do Empreendedorismo

Também foi inaugurado no IFB Campus Gama o Espaço do Empreendedorismo, cuja função será abrigar a Olaria, empresa júnior do campus. Para a inauguração, a reitora Luciana Massukado e o diretor-geral pró-tempore do IFB Campus Gama, Rômulo Nobre, receberam a deputada distrital Paula Belmonte, apoiadora da iniciativa por meio de emenda parlamentar .

Representando os estudantes do IFB Campus Gama, o evento teve a participação do aluno do Curso Superior de Tecnologia em Logística Alexandre Oliveira, Diretor de Projetos da Olaria. O jovem declarou que toda a equipe via a aquisição do espaço com bons olhos e que estavam felizes em “ter esse espaço para a convivência, para a troca de ideias, onde a gente se sinta pertencente no campus e que possa atender a comunidade do IFB”.

Para o diretor pró-tempore Rômulo Nobre, a proposta do Espaço do Empreendedorismo era justamente prover um ambiente que pudesse abrigar e incentivar o espírito empreendedor dentro do campus. “Quando o empreendedorismo nasce de dentro da escola, você auxilia este profissional”, declarou o diretor, “para que ele saia já com uma experiência profissional, com uma visão de empreendedor e que ele esteja pronto para superar etapas mais complexas no futuro”.

A deputada distrital Paula Belmonte parabenizou o IFB Campus Gama pela política “transformadora” e “preocupada em focar o desenvolvimento e o aprendizado do jovem no sentido da prática”. “E através dessas práticas empreendedoras que nós não só desenvolvemos o futuro do nosso país, como também ensinamos autonomia financeira para as novas gerações”, afirmou a parlamentar.

O evento de inauguração representava, além da aquisição de mais um espaço para o campus, uma forma de reconhecer os trabalhos da primeira empresa júnior do Instituto Federal de Brasília, ressaltou a reitora Luciana Massukado. A reitora também destacou a participação do IFB Campus Planaltina, responsável pelo fornecimento dos insumos para a produção da empresa júnior Olaria. “O espaço então representa mais que a integração dos cursos do IFB Campus Gama, mas a integração dos campi do IFB em uma ação de aprendizado em conjunto”, disse.

Espaço do Servidor

Ainda no mesmo dia, também foi inaugurado o Espaço do Servidor do IFB Campus Gama, um espaço voltado à qualidade de vida, com equipamentos e mobiliários planejados para promover o convívio e o descanso. A ação foi possível graças à emenda da senadora Leila Barros, um investimento de R$ 600 mil.

“Nós queremos promover um espaço de socialização, descontração e aproximação para que os servidores se sintam acolhidos dentro do campus”, afirmou o diretor-geral pró-tempore  Rômulo Nobre.