Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Gama > Projeto de extensão leva experimentação a estudantes de escolas públicas do DF
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão leva experimentação a estudantes de escolas públicas do DF

Criado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 22h15 | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 22h15 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 22h18 | Acessos: 172
imagem sem descrição.
O projeto de extensão do IFB Campus Gama "Mundo STEAM: Aprender experimentando" realizou duas tardes de atividades de muita experimentação, nos dias 22 e 25 de novembro, nas escolas de ensino fundamental CEF 209 e CEF 316 de Santa Maria. Ao total, 187 estudantes foram atendidos pelo projeto.
 
As visitas consistiram em levar atividades Makers, produzidas no Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (Papp/Lab) do IFB Campus Gama, como carrinho movido a energia solar, caneta 3D, caneta cantante e diversos jogos. Além disso, foram realizados experimentos de ciências que tinham relação com as atividades Makers, como de medição de acidez e alcalinidade com extrato de repolho roxo e o medidor de pH produzido no Papp/Lab, e a produção de polímeros, como a massinha de modelar, slime e polímeros expansivos.
 
O projeto é coordenado pelo professor Lincoln Bernardo, com a colaboração dos professores Jefferson Saraiva, Eder Castro e Daniela Trovão e executado por três bolsistas e três colaboradores voluntários dos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Logística.
 
"O fomento de atividades como essa, para além da promoção do IFB, como vimos ser ainda pouco conhecido pela comunidade visitada, é uma oportunidade para os estudantes experimentarem a ciência um pouco diferente da sala de aula. Uma vez que as duas escolas não possuem em sua rotina escolar a experimentação em ciências e muito menos a parte de eletrônica e robótica, exploradas pelo conceito Maker", destaca o coordenador do projeto.
 
"Ao final das sessões, os estudantes afirmaram que queriam ficar a tarde toda participando da atividade e que, se as aulas de ciências fossem daquele jeito sempre, eles não saiam da escola. Isso faz com que acreditemos que se fossem ensinadas assim, as ciências da natureza teriam um maior engajamento e talvez seriam melhor compreendidas", finaliza.
 
A equipe também recebeu escolas no IFB Campus Gama, nos dias 22 e 23 de outubro, quando foram atendidos 94 estudantes do ensino fundamental e médio com as mesmas atividades levadas à comunidade.
 
A programação do projeto segue com a visita ao CEMI Gama e recepcionando na próxima sexta, dia 29/11, mais uma escola para conhecer as dependências do IFB e fazer experimentos com a nossa equipe no Laboratório de Ensino de Química do campus.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página