Página inicial > Gama > Professores do Campus Gama visitam Universidade de Viçosa

Professores do Campus Gama visitam Universidade de Viçosa

Criado: Sexta, 07 de Dezembro de 2012, 11h54 | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2012, 11h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2305

Os professores do Curso Técnico em Cooperativismo do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB) David Cavalcante e Sérgio Mariani visitaram, no dia 4 de dezembro, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, para estabelecer relações de parceria com o Curso de Bacharelado em Cooperativismo, do Centro de Ciências Agrárias da universidade mineira.

Um dos objetivos da visita foi construir uma parceria para oportunizar aos alunos do IFB um período de estágio semelhante ao que os alunos da UFV mantêm com cooperativas. Durante três meses, os estudantes daquela instituição realizam atividades dentro das cooperativas para apoiar a Organização do Quadro Social (OQS). São mantidos com recursos da empresa cooperativa, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/MG) e da universidade.

Segundo o coordenador do Curso de Cooperativismo do IFB, David Cavalcante, a intenção é conseguir que alunos do IFB atuem dentro de cooperativas do Distrito Federal, em dupla com alunos da Universidade de Viçosa.

De acordo com a coordenadora do Curso de Bacharelado em Cooperativismo, Nora Beatriz Amodeo, há possibilidade de construir a parceria para o ano de 2013. A professora destacou que existe grande demanda por parte das cooperativas de Minas Gerais para esse tipo de estágio e uma baixa oferta de alunos disponíveis. Neste semestre, há pedido de 10 cooperativas e o curso só conseguirá enviar 4 alunos. Semestralmente o curso de bacharelado forma 15 alunos.

Brício dos Santos Reis, chefe do Departamento de Economia Rural, que reúne os cursos de Agronegócio, Cooperativismo, Extensão Rural e Economia Aplicada da UFV, também se dispôs a contribuir com a realização de parcerias entre a universidade e o IFB, ao receber os professores Cavalcante e Mariani.

Incubadora de cooperativas

A visita à UFV também incluiu reunião na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Os professores do IFB foram conhecer a experiência de incubação para constituir futuro espaço semelhante no Campus Gama. No mesmo dia 4 de dezembro, alunos da incubadora de cooperativas da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), também de Minas Gerais, visitaram a ITCP de Viçosa. O encontro oportunizou ampla troca de experiências sobre essa atividade de apoio à estruturação e consolidação de pequenas cooperativas, tanto da área urbana quanto rural.

Os professores do IFB aproveitaram para visitar a Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCMG), em Belo Horizonte, onde recolheram informações sobre atividades voltadas para capacitação cooperativista.