Página inicial > Gama > Integração no IFB: Alunos do Gama visitam o Campus Planaltina

Integração no IFB: Alunos do Gama visitam o Campus Planaltina

Criado: Segunda, 10 de Dezembro de 2012, 10h32 | Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2012, 10h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2282

Com o objetivo de identificar características do ensino integrado e práticas educacionais diferenciadas em relação a uma instituição convencional de ensino, os alunos do curso de Licenciatura em Química do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília visitaram  a unidade de Planaltina da Instituição. A atividade fez parte da disciplina “Estrutura e Funcionamento da Educação no Brasil” e foi programada pelo professor Cláudio Nei Nascimento da Silva.

A visita contou com uma palestra proferida pelo professor Bruno Ceolin, que apresentou as principais atividades desenvolvidas na instituição, as parcerias realizadas e os desafios da relação teoria e prática no ensino profissionalizante e integral.

Após o almoço, os visitantes percorreram uma trilha sensitiva, acompanhados dos alunos do curso Técnico em Agropecuária. O projeto da trilha, coordenado pelo professor André Melo, tem o objetivo de permitir uma experiência a partir da realidade do outro, neste caso, a pessoa cega.  Os obstáculos e as sensações mediadas pelo tato permitiram ao participante da trilha perceber como se comporta uma pessoa com deficiência visual.

Os alunos também puderam conhecer os laboratórios da Agroindústria, as Unidades de Ensino e Produção (UEP) ligadas à bovinocultura, à cunicultura e à suinocultura. Os servidores Reginaldo Pereira Ramos e Joaquim Teodoro falaram da importância desses espaços para a formação integral do aluno.

Além de conhecer in loco os espaços de formação e prática profissional dos estudantes, os alunos de licenciatura em Química também ouviram o depoimento do aluno Mário Pereira, do curso Técnico em Agropecuária e residente no Campus, que falou de sua experiência enquanto estudante e de sua satisfação em poder estudar na unidade de Planaltina