Página inicial > Gama > Em reunião com representantes de alunos, direção do Campus Gama encaminha viabilizações para problemas de estruturas externas

Criado: Sexta, 11 de Janeiro de 2013, 11h40 | Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2013, 11h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1855

Na tarde dessa quinta-feira, 10 de janeiro, a direção do Campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB) esteve reunida com representantes de estudantes da unidade para continuar a busca pela viabilização, com os órgãos responsáveis, de soluções para problemas de estruturas públicas do novo campus.

No encontro, que aconteceu no prédio da unidade, também esteve presente Samuel Dias Júnior, representante do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF). Na ocasião, Samuel garantiu aos presentes que será construída uma passarela em nível ligando o campus ao terminal de ônibus, ainda em obras, localizado em frente à unidade. Nesse tipo de passarela, a pista de veículos é construída por cima da passagem dos pedestres e não o contrário, como geralmente são construídas as passarelas.

O novo terminal de passageiros, que está sendo construído em frente ao campus, será um ponto de integração com diversas linhas. De lá, partirão os ônibus que seguirão para o futuro corredor de ônibus projetado no conceito de BRT (Bus Rapid Transit). A previsão de conclusão das obras do terminal é para junho deste ano.

Outra reivindicação dos estudantes, que diz respeito ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRANS), já começou a ser solucionada. Já foram construídas duas paradas de ônibus em frente ao campus, que ajudarão o deslocamento dos estudantes até a unidade. Quanto ao número de linhas, o representante da autarquia garantiu que irá reativar uma antiga linha e readequar o trajeto de outra, para incluir o campus no seu percurso. Segundo o representante, cerca de 60% dos ônibus da região administrativa já passam na porta da unidade.

Quanto aos estudantes que moram no entorno, a direção disponibilizou-se para apoiar os estudantes nos contatos com as respectivas prefeituras no sentido de tentar viabilizar de transporte dos municípios goianos que possuem moradores estudando no campus.

Iluminação e Passeio

Outra resposta positiva à comunidade estudantil do Campus Gama foi o posicionamento da Companhia Energética de Brasília (CEB). A empresa garantiu que o recurso para iluminação externa da unidade já foi solicitado e aprovado. Segundo a companhia, a iluminação total da área externa do campus deverá ser entregue num prazo de 30 dias.

A Secretaria de Obras do Distrito Federal também informou que está sendo realizado um estudo e que em breve iniciará as obras para a construção do passeio que dará acesso ao campus.