Página inicial > Gama > Alunos de Cooperativismo são incentivados a serem profissionais proativos

Alunos de Cooperativismo são incentivados a serem profissionais proativos

Criado: Quarta, 16 de Janeiro de 2013, 14h28 | Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2013, 14h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2083

“A preparação profissional dos alunos do curso de Técnico em Cooperativismo do  Campus Gama do IFB deve prever sua capacitação também para atuarem nas áreas de comunicação e educação das cooperativas, mas especialmente buscando ser um profissional proativo.”

A ênfase foi feita pela presidente da Cooperativa dos Transportadores Públicos Alternativos do Distrito Federal (Coopertran), Edleusa Carvalho Pimentel, ao falar para a turma do módulo 2 do Curso Técnico em Cooperativismo, nessa terça-feira, 16. A visita da dirigente ao Campus faz parte da estratégia dos professores em promover o diálogo dos alunos com lideranças do setor, a fim de estreitar relacionamento com a realidade do mercado de trabalho.

A pergunta sobre qual o perfil de profissional técnico que Edleusa contrataria para trabalhar na Coopertran surgiu dos alunos. E a presidente foi bastante direta: “Precisa ser proativo, no sentido de identificar os problemas e apontar as soluções. Para isso é necessário saber as causas e consequências dos problemas”, disse a dirigente cooperativista, incentivando os estudantes a se capacitarem nesse sentido.

Edleusa destacou que as cooperativas têm muita necessidade de profissionais para as áreas de comunicação e educação, porque o processo educativo dos cooperados é permanente e fundamental para o desempenho econômico e social da cooperativa.

A dirigente destacou que, na Coopertran, os sócios começam a demonstrar maior capacidade de “vestir a camisa” da empresa, ao entenderem que “o sócio é a cooperativa”. Segundo ela, de um total de 76 sócios da Coopertran, a participação média dos associados nas assembleias está em torno de 50 pessoas, citando a busca em aperfeiçoar o processo de transparência nas informações de gestão interna.

Edleusa disse acreditar que as perspectivas de futuro para as cooperativas de transporte no Distrito Federal são favoráveis, embora ainda haja necessidade de resolver questões como redução de juros de dívidas contraídas para compra de veículos, exigindo a conquista de incentivos junto ao governo. Acentuou que o governo do Distrito Federal está cada vez mais acessível ao diálogo com as cooperativas, porque tem percebido o seu papel social.