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Alunos do IFB Campus Gama marcam presença na 3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa

Criado: Quinta, 22 de Mai de 2025, 14h04 | Publicado: Quinta, 22 de Mai de 2025, 14h04 | Última atualização em Quinta, 22 de Mai de 2025, 14h07 | Acessos: 37

Participantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista do IFB Campus Gama estiveram presentes na 3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP), que ocorreu em Brasília, de 19 a 21 de maio de 2025, no Centro de Eventos Brasil 21.

O encontro reuniu cooperativistas dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

O objetivo do evento foi debater temas importantes para o fortalecimento da cooperação econômica e social entre os países-membros, a partir de líderes cooperativistas, gestores, acadêmicos, representantes de governos, parlamentares e especialistas em desenvolvimento e promoção de negócios internacionais, segundo seus organizadores, a Organização da Cooperativas do Brasil (OCB), através de sua regional, a Organização das Cooperativas dos Distrito Federal (OCDF).

Para o aluno Alexandre Martins Nascimento, participar do evento lhe permitiu uma ampliação de entendimento sobre a variedade de temas que envolvem o desenvolvimento das cooperativas. Ele teve sua atenção despertada para uma palestra que tratou de experiências de qualificação do processo social e econômico das empresas cooperativistas através do uso de tecnologias digitais.

Já a aluna Dayane Raysla Alves de Oliveira, entre outros debates, acompanhou o relato de experiências sobre a participação das mulheres e dos jovens nas cooperativas, prática de incentivo crescente nessas organizações para qualificar o envolvimento das famílias no processo social e econômico promovido através da cooperação.

Por sua vez, o professor Sergio Mariani destacou a importância desse envolvimento dos estudantes em  momentos diversificados de debates sobre os temas em estudo, para além da sala de aula, em favor da ampliação do seu aprendizado.

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