Página inicial > Gama > Programa Mulheres Mil participa de projeto de pesquisa e extensão sobre educação financeira

Criado: Quinta, 28 de Março de 2013, 10h51 | Publicado: Quinta, 28 de Março de 2013, 10h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2025

Mesmo diante de manchetes que retratam a todo instante o crescente endividamento do povo brasileiro, não para de crescer o número de inadimplentes por empréstimos e financiamentos, em gastos por vezes evitáveis. Tal realidade exige educação financeira.

Preocupados com esta necessidade, os professores do Instituto Federal de Brasília do Campus Gama Mateus Fonseca e Rosana Araújo, e do Campus Riacho Fundo, o professor José Messias, organizaram o projeto “Educação Financeira”. Trata-se de pesquisa, iniciada no começo deste ano, que analisa como é a percepção e o comportamento financeiro do público atendido por esses dois campi do IFB.

Os pesquisadores escolheram as alunas do programa Mulheres Mil como primeiro grupo a ser observado, orientado e acompanhado ao longo da pesquisa, pelas seguintes peculiaridades: formado apenas por mulheres, e na sua maioria, com baixo nível de escolaridade e renda. Além disso, as mulheres atualmente são maioria entre os endividados.

O trabalho, que também tem um caráter extensivo, propõe mudanças nos hábitos financeiros. No Campus Gama, o Programa Mulheres Mil tem 20 horas/aula de Educação Financeira. Nas aulas, as alunas estão recebendo orientação, entre outros aspectos, para adotar atitudes simples, como anotar gastos diários. Segundo os professores, com gestos como esse é possível analisar e acompanhar as despesas atuais e propor novos hábitos de organização do orçamento doméstico.

O processo de aprendizagem tem como objetivo estimular emancipação. “Com maior controle sobre o que se ganha e o que se gasta espera-se obter uma vida financeira mais equilibrada, o que permite a elevação do grau de independência”, destaca a professora Rosana Araújo.