Página inicial > Gama > Justificativa

Justificativa

Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2013, 14h22 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1895

Em 2008, a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Assim, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foram criados, em que buscam congregar as instituições profissionalizantes nos Estados ou em regiões em uma única instituição. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) foi uma das instituições criadas, e tem como missão oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável. Especificamente para a pesquisa, o IFB tem como objetivo realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

De forma a alcançar este objetivo, o IFB vem atuando em conjunto com os órgãos de fomento externos, tais como o CNPq, de modo a consolidar a pesquisa na instituição. Atualmente há cotas de bolsas PIBIC-EM, PIBIC e PIBITI do CNPq, auxiliando a implantação e consolidação da pesquisa no IFB, permitindo a disseminação e divulgação das tecnologias desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo IFB. Sendo assim, este evento cria um momento oportuno para a disseminação de tecnologia e averiguação das demandas tecnológicas da sociedade, em que será um espaço projetado e organizado para a promoção e a socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos integrados entre sociedade, empresas, centros de pesquisas e escolas e universidades das redes municipal, estadual e federal.