Página inicial > Gama > Campus Gama realiza a primeira audiência pública para abertura de cursos

Campus Gama realiza a primeira audiência pública para abertura de cursos

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2013, 15h49 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2013, 15h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3364

Na noite desta quarta-feira, 21 de agosto, o Instituto Federal de Brasília (IFB) escutou a comunidade do Gama a respeito dos cursos oferecidos pelo Campus Gama e de outros cursos que poderão vir a ser oferecidos à comunidade daquela região. Compareceram à primeira audiência pública do Campus Gama o reitor do IFB, Wilson Conciani, o diretor-geral do campus, Fernando Dantas, o secretário-adjunto da Secretaria de Trabalho do GDF, Divino Valero, o administrador regional do Gama, Márcio Palhares, além de cidadãos e professores.
Professora Sueli Costa explica os eixos de atuação do Campus Gama

O diretor-geral Fernando Dantas e a professora Sueli Costa apresentaram os eixos de atuação dentro dos quais estão classificados os cursos oferecidos pelo campus, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.

A oferta de cursos é determinada pela estrutura física do campus e perfil de pessoal (professores e técnicos).  Os cursos técnicos em Química, Cooperativismo e Agronegócio já estão sendo ofertados e se enquadram nos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios e Recursos Naturais, respectivamente. Os cursos do eixo tecnológico de Produção Alimentícia foram apresentados como possíveis de serem oferecidos.

Dinâmica – A comunidade foi dividida em dois grupos para registrar suas demandas com relação às necessidades de cursos. Para cada participante, foi dado um formulário para  a marcação dos cursos almejados conforme as prioridades.

José Antônio Coelho, coordenador regional de ensino do Gama, participou dos grupos e enfatizou a vocação da região para a área alimentícia. Para ele, a possibilidade de oferta de cursos do eixo “Produção Alimentícia” no Campus Gama é acertada. “Aqui existem grandes empregadores, como a fábrica de cerveja, a Asa Alimentos, a fábrica de pão de queijo”, relatou.

Núbia Regina mora no Gama e estuda no Campus Brasília;  a estudante frequenta o curso técnico em Serviços Públicos. Ela gostaria que o curso também pudesse ser oferecido na sua região. “Vejo que muitos colegas procuram esse curso lá na Asa Norte mas moram aqui”, disse a aluna, ressaltando a dificuldade enfrentada com o transporte e com a distância do Campus Brasília desde a sua casa.

Raul Oliveira Silva, dono de uma loja de materiais de construção e ferragens, compareceu à audiência como cidadão e empregador. “Vim para saber quais cursos o IFB oferece no Gama, para descobrir a capacitação das pessoas que futuramente poderão trabalhar comigo”, afirmou.

Dinâmica realizada com a comunidade para levantamento de demandas

Resultado – O professor Gabriel Castelo Branco, diretor de ensino pesquisa e extensão, conduziu a coleta de informações resultante da dinâmica realizada com a comunidade. Os dados colhidos com a participação da sociedade serão avaliados e divulgados na primeira quinzena de outubro.

Para o reitor Wilson Conciani a audiência é uma importante ferramenta democrática.  “Este é o momento de reavaliar a oferta de cursos, redirecionar a demanda ou enquadrar determinado curso em outra modalidade. É para ouvir que estamos aqui”, concluiu.