Página inicial > Gama > Servidores do Campus Gama participam de "futebol de cegos"

Servidores do Campus Gama participam de "futebol de cegos"

Criado: Sexta, 27 de Setembro de 2013, 16h28 | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2013, 16h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2061

Jacqueline Domiense, Coordenadora do NAPNE no campus e Assistente Social, falou sobre a  Acessibilidade e  a inauguração do ginásio. "Queria fechar com chave de ouro, ou seja, encerrar a Semana de Acessibilidade Arquitetônica inaugurando a quadra de esportes. Já tinha acontecido em um outro evento o 'futebol de cegos', e eu achei interessante trazer essa experiência novamente para os servidores".

A bola usada para esse tipo de futebol conta com um chocalho por dentro que facilita ao cego encontrá-la pela audição. Eduardo Vasconcelos, servidor do campus, ressaltou a importância que a experiência teve para ele e a dificuldade que sentiu de se mover, além do medo de esbarrar em alguém.

"A experiência que tive é unica. Não se aprende na teoria; tem que ter a prática disso. Eu não conseguia andar até eu me situar e entender onde eu estava e para onde eu tinha que ir. Eu tomei uma voz por liderança, que era  a do goleiro. Quando ele falava para eu ir para a direita, eu ia; quando ele ficava calado, eu não me mexia."

Jacqueline Domiense falou da importância de os servidores passarem por essa experiência. "Isso serve como capacitação para eles receberem os alunos com necessidades específicas", finaliza a Coordenadora.

O Campus Gama tem 14 alunos com necessidades especidade. O auditório conta com  rampa e lugares reservados para receber cadeirantes. Para um palestrante com dificuldade de locomoção, no espaço há um elevador adaptado para facilitar o acesso ao palco.