Oferta de Bolsas

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2013, 17h25 | Acessos: 38012

1. O IFB oferece bolsas de auxílio-permanência aos estudantes? Como posso concorrer?

Sim. Conheça melhor o programa clicando aqui.

2. Quais são os critérios utilizados para distribuição de bolsas auxílio-permanência entre os campi do IFB?

Os critérios considerados são:
• Número de alunos equivalentes (técnico, graduação, pós graduação e FIC acima de 200 hs) no campus conforme dados SIMEC + ingressos (técnico, superior, FIC + 200h)
• O Índice de Vulnerabilidade Social (por campus) foi considerado para divisão do recurso (Fonte: DIEESE. Pesquisa Socioeconômica em Territórios de Vulnerabilidade Social no Distrito Federal/2011)
• Contingenciado total do recurso por tipo de auxílio-permanência:
30% para auxílio G1 – R$200,00
70% para auxílio G2 – R$100,00
• Disponibilidade por semestre em percentual (%) e meses por semestre
1° Semestre = 70% do recurso em 10 meses. Os alunos que forem contemplados no 1° semestre continuam recebendo o auxílio no 2° semestre observando as condições estabelecidas em edital.
2° Semestre = 30% do recurso em  4 meses.

3. Como funcionam as bolsas de Iniciação Científica?

Os estudantes podem participar de projetos de pesquisa coordenados por servidores do IFB (docentes ou técnicos) que venham a ter projetos aprovados em editais dos seguintes programas: PIBIC, PIBIC-EM, PIBIC-AF e PIBITI. Após o projeto ser aprovado, o servidor indica o estudante que receberá bolsa de iniciação científica ou de iniciação ao desenvolvimento tecnológico. Mais informações podem ser encontradas aqui.