Página inicial > Gama > CNPq aprova projeto de incubadora do Campus Gama para o IFB

CNPq aprova projeto de incubadora do Campus Gama para o IFB

Criado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 08h00 | Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2013, 08h00 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 12h21 | Acessos: 1488

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovaram projeto de incubadora de empreendimento econômico solidário apresentado pelo Instituto Federal de Educação de Brasília (IFB), por meio do Campus Gama, no edital 89/2013.

O projeto aprovado tem como objetivo dar suporte e assessoria a um empreendimento coletivo com vocação para o artesanato, tendo por base os princípios da Economia Solidária e visando ao desenvolvimento regional e à inclusão social.

A proposta também inclui um processo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão que oportunize produção de conhecimento para a equipe de docentes pesquisadores e discente dos diversos cursos do IFB. Como projeto de extensão, especificamente, a proposta articula-se com o Programa Mulheres Mil, executado há dois anos pelo Campus Gama do IFB, que promove a inclusão de mulheres com vulnerabilidade social e baixa escolaridade.

Também se articula com o projeto de extensão Do Descarte à Arte – Produzindo Acessórios para a Valorização da Identidade Afro-brasileira, realizado por equipe docente e discente do Laboratório de Ciências Ambientais do Campus Gama.

Os recursos orçados para serem oferecidos pelo CNPq estão previstos em R$ 34.920,00, para execução num período de dois anos.