Página inicial > Gama > Programa Mulheres Mil certifica 25 mulheres em Presídio Feminino

Programa Mulheres Mil certifica 25 mulheres em Presídio Feminino

Criado: Sexta, 20 de Dezembro de 2013, 15h25 | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2013, 15h25 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2014, 11h58 | Acessos: 3385

Na tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro, o Instituto Federal de Brasília (IFB) finalizou mais uma etapa de sua missão: fazer chegar o ensino e extensão em todos os cantos do Distrito Federal. Em uma cerimônia simbólica, foram entregues certificados de conclusão de curso de Artesanato a 25 mulheres que cumprem penas privativas de liberdade no Presídio Feminino do Distrito Federal.

O curso foi ofertado pelo Campus Gama, por meio do Programa Mulheres Mil. A cerimônia contou com desfiles, produção de maquiagens e roupas afro-brasileiras, produzidas pelas estudantes. O reitor do IFB, Wilson Conciani, falou da experiência do IFB nesse projeto.

“Nossa missão aqui tem dois focos: Primeiro é pensar no pós cumprimento de pena, para garantir uma forma de renda independente e humana. A segunda é restaurar a autoconfiança e mostrar que a mudança tem que começar agora”, falou Conciani.

A diretora do presídio, Deuselita Martins, revela que muitas das detentas que tinham um mau comportamento mudaram depois do curso e ressaltou que estes tipos de parceria é fundamental para que elas não sejam reincidentes e vítimas de exclusão social.

Histórias

Atrás de olhos tímidos e sorrisos simples cada uma traz em si uma história. Poliana Sousa*, de 21 anos, explica que a oportunidade é única e excelente. “Todas precisamos de preparação para o momento em que sairmos e, estando preparadas, poderemos buscar novos horizontes. A partir desse curso, nós criamos vontade de mudar e isso muda a nossa mente, as nossas vontades”, explica.

A estudante aguarda ansiosamente sua saída para dar continuidade aos estudos e ter um futuro melhor para ela e seus três filhos. A jovem, quando questionada sobre o que mais gostou, não exitou em responder de forma simples. “Aquilo que mais gostei foi aprender de novo a ter confiança, humildade e sabedoria, porque os tempos, saindo daqui, serão outros”, finaliza.

*Nome fictício, para preservar a identidade da detenta.